Goleiro João Pedro acumula convocações para Seleção de base (Crédito: Divulgação)

O goleiro João Pedro comemorou a convocação pela Seleção Brasileira Sub-16. O arqueiro, ao lado do lateral Rafa Gonzaga companheiro da categoria no Santos, e mais 24 jogadoras foram chamados pelo técnico Dudu Patetuci para um período de treinamentos entre os dias 11 e 23 de junho, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), visando a preparação para a disputa do Sul-Americano.

“Todo jogador sonha em defender a Seleção e comigo não é diferente. É seguir focado aqui no Santos e depois me empenhar com a mesma dedicação na Seleção. Que seja um tempo muito produtivo para nos preparar e de aprendizado. Estava com meus companheiros na Vila Belmiro assistindo ao jogo do Sub-20 quando soube da convocação e me senti muito feliz. Sei que estou no caminho certo e com a consciência de que tenho muito a aprender e evoluir”, comemorou.

Recentemente, João Pedro assinou o primeiro contrato profissional com o Peixe válido até 30 de abril de 2027. O clube tem um plano de carreira para o arqueiro, de 1,99 metro, visando o desenvolvimento, retorno esportivo e valorização do garoto.

João Pedro tem apenas 16 anos e é um dos mais novos goleiros a treinar no profissional do Peixe na história. O Departamento de Futebol entende que ele faz parte dos planos do elenco principal e só joga no Sub-17 para manter a minutagem.

Ele foi inscrito pelo clube na Série B do Brasileirão e ficou no banco na derrota para o Amazonas por 1 a 0, na Arena da Amazônia, pela 4ª rodada, no último sábado (11). Neste ano, são seis partidas pelo Campeonato Paulista Sub-17 e segue treinando junto ao elenco do técnico Fábio Carille.

HISTÓRICO

João Pedro é nascido em março de 2008 e é natural de Santos (SP). Iniciou no futsal na escolinha do Gremetal. O garoto atuava na linha, mas precisou ir para o gol em uma oportunidade e também pela altura. Desde então, se apaixonou pela posição e não quis mais sair da meta. Durante esse período, a família do jogador também o colocou em treinos para goleiro de forma separada.

Diante o talento, o treinador indicou para levar JP ao Santos e passou em um teste no clube. Há quase dez anos se consolidou na base do Peixe atuando no campo e já vinha se destacando pelas grandes defesas, até de pênaltis, e acumulando convocações para a Seleção Brasileira de base.

Em 2018, foram sete partidas pelo Paulista Sub-11. No ano seguinte, foram vinte partidas pelo estadual da categoria. Em 2021, foram cinco duelos pelo Paulista Sub-15 e 3 confrontos pela Liga de Desenvolvimento Sub-13. No ano retrasado, foram 23 jogos pelo Paulista Sub-15 e outros 15 duelos pelo estadual da categoria no ano passado.

Leia também: