Mesmo com apenas 16 anos, o atacante Marcos Leonardo começa a mostrar na equipe profissional um pouco do que apresentou nas categorias de base do Santos. O jogador fez um dos gols da equipe na vitória por 3 a 1 sobre o São Bento em jogo-treino disputado neste domingo, na Vila Belmiro, em Santos.
Gols, aliás, não faltam na carreira do garoto. Desde que chegou ao clube, em 2014, já foram mais de 100 apenas nas principais competições que disputou. O jogador foi artilheiro do Campeonato Paulista Sub-13, em 2016, com 25 gols. No ano passado, ele quebrou o recorde de gols do Paulista Sub-15 com 36 gols marcados. Neste ano, ele passou praticamente mais tempo com a Seleção Brasileira Sub-17, que se prepara para o Mundial da categoria no Brasil, e ainda não tem gol no Paulista.
Natural de Itapetinga, na Bahia, Marcos Leonardo se mudou com a família para o interior de São Paulo em maio de 2014 para já ir se acostumando com o estado, com o objetivo de fazer um teste no São Paulo em novembro. Para que ele mantivesse a forma, seu pai, que também foi jogador na Bahia, colocou o atacante para treinar na escolinha Meninos da Vila de Taubaté. Por sorte, na semana em que chegou, acontecia uma peneira na escolinha e Marcos foi selecionado para um teste no Peixe em agosto.
O jogador chegou ao Peixe em agosto daquele ano, realizou testes e foi aprovado pelo então técnico do sub-13, Gustavo Roma, com o qual Marcos Leonardo foi vice-campeão paulista em 2016.
“Observei nele um faro de gol muito grande, oportunista e sempre bem posicionado. Ele é muito bom finalizador, sempre procura estar presente em todas as jogadas, muito móvel e intenso, com uma intuição muito boa. Ele não fica estático esperando a bola chegar, ele se movimenta para achar o melhor posicionamento e poder concluir a jogada em gol, por isso que ele faz tantos gols. Foi nosso artilheiro no Paulista em 2016 e, mesmo sendo reserva no ano passado, foi um dos nossos artilheiros também (com 21 gols, um a menos do que Kaio Jorge, artilheiro do time). Ele tem faro de gol, é matador e um artilheiro nato”, define o ex-treinador santista.
Marcos Leonardo ainda não assinou seu primeiro contrato profissional com o Santos. A carreira do jogador é gerenciada pela advogada Marisa Alija, a mesma que cuida da carreira de Robinho. Em contato com o DIÁRIO, ele explicou que problemas de agenda inviabilizaram a primeira conversa com a direção do Santos sobre a assinatura do primeiro contrato até agora.
Confira os gols de Marcos Leonardo nas principais competições
Paulista Sub-13 em 2016 – 25 gols
Paulista Sub-15 em 2017 – 21 gols
Paulista Sub-17 em 2018 – 36 gols
Copa Nike Sub-15 em 2018 – 9 gols
Torneio Internacional de Jeju (Coréia) 2018 – 6 gols
Copa do Brasil sub-17 2018 – 5 gols
Campeonato Brasileiro Sub-17 2019 – 2 gols
O garoto completou 16 anos, é goleador e foi colocado para jogar com os profissionais e ainda NÃO tem contrato de profissional. Vai acontecer o mesmo que ocorreu como volante Sandri. Por lerdeza da diretoria, corre o risco de perder o jogador “di grátis”. Coisa de diretoria amadora.