Matheus Lima e Pedro Scaramussa são promessas da base (Crédito: Reprodução)

O meia Matheus Lima, do Sub-17, e o lateral-esquerdo Pedro Scaramussa, do Sub-20, finalizaram o processo para a obtenção da cidadania italiana, um passo que pode facilitar uma transferência internacional.

A dupla ainda não foi procurada pelo Santos pela renovação de contrato. Matheuzinho completou 16 anos no início de janeiro, já pode assinar um contrato profissional com o clube, mas ainda tem apenas o contrato de formação. Ele retorna aos treinos nesta segunda-feira com o Sub-17

Com apenas 15 anos em 2021, Matheus pulou etapas e chegou a ser promovido ao time Sub-17 na última temporada e atuou pelo Brasileiro da categoria. No segundo semestre voltou a compor para o Sub-15 e foi um dos destaques na disputa do Campeonato Paulista e da Copa Nike da categoria. Pelo Paulista foram 15 gols em 18 jogos enquanto pela Copa Nike foram 2 gols em 4 jogos e escolhido como o melhor da partida duas vezes.

Ele já foi sondado por um gigante da Espanha e uma equipe da França, mas frequentemente é visto por outros clubes europeus. A Federação do Qatar já ofereceu US$ 10 milhões para que Matheus Lima atuasse pelo país. A proposta aconteceu na gestão de transição de Orlando Rollo, mas o Menino da Vila recusou imediatamente.

Pedrinho se reapresentou na quinta-feira (3) junto ao Sub-20. Ele chegou ao Santos com apenas 10 anos e faz parte da geração dos Meninos da Vila que brilham desde o Sub-11. Ao lado de Kaio Jorge, Ivonei, Renyer, Gabriel Pirani, Sandry, o lateral foi Campeão Paulista Sub-11 sobre a Portuguesa Santista.

Promessa na base, ele superou um drama pessoal em 2021. O lateral-esquerdo foi afastado do clube no dia 3 de março, poucos dias após ser promovido ao time profissional, para tratar de uma lesão de grau 2 na coxa e, no mesmo período, foi diagnosticado com tuberculose, uma doença infectocontagiosa que ataca geralmente os pulmões e ainda hoje é uma das 10 principais causas de mortes no mundo.

A lesão e a doença adiaram a chance do garoto estrear como profissional. O lateral foi promovido ao time principal do Peixe no início da temporada – para a estreia do Campeonato Paulista e também foi inscrito na Copa Libertadores.

No final de maio Pedrinho retornou aos treinos e estava em trabalho de recuperação física. Desde seu retorno, o jogador retomou a titularidade no Sub-20 que era do companheiro Lucas Pires e somou sete jogos, com um gol e uma assistência. No vice-campeonato do Santos na Copinha, o lateral atuou em nove partidas.