O Santos vai entrar em campo apenas na segunda-feira para enfrentar o Cuiabá pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas o torcedor pode ficar de olho em ao menos seis jogos no final de semana que podem interferir na luta contra o rebaixamento para a Série B.
Neste sábado, às 19h30, o lanterna América-MG faz o clássico contra o Atlético-MG, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Em caso de derrota, a equipe comandada por Fabián Bustos seguirá com apenas 20 pontos. Se o Santos vencer o Cuiabá na segunda, chegará a 40 pontos. Nesse caso, o time mineiro não poderia mais superar o Peixe, já que teríamos apenas 18 pontos em disputa nas últimas seis rodadas.
No mesmo horário, o Grêmio recebe o Bahia, em Porto Alegre. O time baiano está empatado com o Santos em número de pontos, mas leva vantagem no saldo de gols (-4 a -19). Em caso de vitória dos donos da casa, um empate contra o Cuiabá já seria suficiente para o Peixe ganhar mais uma colocação na classificação. Com tropeço do Bahia, uma vitória sobre o Cuiabá colocaria o Santos ao menos na 13ª colocação, que daria vaga na Copa Sul-Americana de 2024.
No domingo, o Red Bull Bragantino recebe o Corinthians. Em caso de vitória do time da casa, o Santos precisaria de uma vitória sobre o Cuiabá para chegar aos mesmos 40 pontos do Corinthians, mas com vantagem no número de vitórias, o que daria mais uma posição ao Peixe na classificação.
Também no domingo, o Cruzeiro recebe o Internacional em um confronto direto na luta contra o rebaixamento. Se o time da casa vencer, passa o Santos momentaneamente, mas uma vitória santista na segunda seria suficiente para o Peixe passar os dois clubes na classificação, já que o Internacional seguiria com 39 pontos. Em caso de empate no Mineirão, o Santos também passaria os dois clubes com uma vitória sobre o Cuiabá na segunda. Em caso de vitória do time gaúcho, o time comandado por Marcelo Fernandes seguiria na frente do Cruzeiro e poderia abrir três pontos de vantagem com um triunfo na segunda.
Ainda no domingo, Coritiba e Goiás se enfrentam no Paraná em confronto de dois times que estão na zona de rebaixamento. Uma vitória do time da casa deixaria o time goiano, rival seguinte do Peixe, a pelo menos cinco pontos atrás do Santos. Com vitória sobre o Cuiabá, o Peixe abriria oito pontos de vantagem para o Goiás nesse cenário.
Outro jogo para o torcedor do Santos ficar de olho no final de semana acontece neste sábado, no Maracanã. Fluminense e Boca Juniors fazem a decisão da Copa Libertadores. Em caso de título, a equipe carioca garante uma vaga na Libertadores de 2024. Se o clube argentino levantar a taça, o Fluminense terá de tentar a classificação no Campeonato Brasileiro. Atualmente, o time comandado por Fernando Diniz está na oitava colocação, com 45 pontos.
Entre os times que lutam contra o rebaixamento, o Fluminense enfrenta apenas Internacional, Santos e Coritiba. Com a vaga na Libertadores de 2024, o clube carioca apenas cumpriria tabela nestas partidas.
O Santos enfrenta o Cuiabá na segunda, às 21 horas. Antes, às 19h, o Vasco fará o clássico contra o Botafogo. Existe uma possibilidade de o Peixe entrar em campo na zona de rebaixamento do Brasileirão. Para isso acontecer, o Cruzeiro precisaria ao menos empatar com o Internacional e o Vasco vencer o Botafogo.
Leia também:
De acordo com as projeções, tanto América-MG quanto Coritiba-PR já na prática já caíram, portanto, a nossa briga se restringe aos demais clubes que estão na marca do pênalti. Dentre esses, os concorrentes mais prováveis são, respectivamente, Vasco-RJ e Bahia-BA. Os demais correm por fora, principalmente o Cruzeiro-MG, com um jogo à menos. Enfim, após chegar onde chegou à duras penas, o Santos só depende de si mesmo para se livrar do fantasma do rebaixamento. Basta não cometer novos equívocos.
…na prática já caíram…