David Nogueira era o artilheiro do Santos e do Paulista Sub-15 antes da lesão (Crédito: Abner Dourado)

O atacante David Nogueira Carmo completou quatro meses da cirurgia de uma lesão de ligamento cruzado anterior do joelho direito nesta quarta-feira (04). Depois de sofrer a LCA com a Seleção Sub-15, em junho, o Menino da Vila teve dois meses de pré-operatório. Para iniciar a transição para o campo, a previsão é para fevereiro e o retorno aos gramados a partir de abril.

Sem dor, o garoto tem realizado exercícios e está em um processo avançado. A família precisou ajustar a rotina por conta da recuperação do jogador. Atualmente, tem realizado tratamento em dois períodos no Santos. A escola também está dando apoio ao menino para a realização das atividades escolares.

A família do centroavante mudou a agenda pelas sessões de fisioterapia, mas o Peixe tem auxiliado na logística. O clube tem ajudado já que ele faz a refeição do café da manhã na estrutura do Alvinegro, trata pela manhã, almoça e faz um segundo tratamento. Ou seja, só retorna para a casa ao fim da tarde.

O Santos fica com a parte clínica Santos enquanto a família fica com o respaldo da escola. David está com ‘cabeça boa’ passa a situação e a expectativa do retorno deve acontecer em abril pelo avanço do atacante no processo de recuperação. Curiosamente, ele deve retornar já com o início do Paulista Sub-17, ano também de disputa do Brasileiro e Copa do Brasil da categoria.

A lesão veio quando David estava em um período de treinos com a Seleção Brasileira Sub-15 em preparação para a disputa da Copa 2 de Julho, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Antes da LCA, o centroavante vinha sendo grande destaque da categoria e era o artilheiro do Paulista Sub-15 com 10 gols em 6 jogos.

Em abril do ano passado, o Peixe superou a concorrência do Palmeiras e renovou com o jogador até março de 2026. Em 2023, teve 11 gols em 6 partidas pelo Paulista Sub-14 e 3 gols em 8 confrontos pelo Paulista Sub-15. Além de 2 gols em 2 duelos pela Liga de Desenvolvimento da CBF.

Leia também: Laura Valverde publica mensagem de despedida das Sereias da Vila após seis anos

HISTÓRICO

David segue os passos do pai, Edimilson, que também foi jogador. Ele nasceu em Lisboa (Portugal) no dia 21 de janeiro de 2009 quando seu pai atuava pelo Belenenses. No entanto, pela lei ele é brasileiro. De noites dormindo agarrado a bola, ele cresceu na cidade de Santos e jogava no “Bola de Pé” desde os 5 anos e também atuou um ano pelo Gremetal.

Destaque no futsal, o garoto chegou ao Santos em 2016 e, aos 8 anos, foi para o campo. O técnico Felipe Sá encontrou o Peixinho e levou diretamente ao clube. David sempre atuou no ataque fazendo gols e empilhando títulos desde o futsal. No Futsal, fez 17 gols em 13 jogos pelo Paulista Sub-14, sendo o vice-artilheiro.

Na última temporada, marcou 20 gols em 18 jogos no vice-campeonato do Santos no Paulista Sub-13 e foi artilheiro da Copa Integração. Entre 2020 e 2021, durante a pandemia da Covid-19, o time participou de 6 jogos pela Baixada Cup e David marcou 10 gols.

Em 2019 ainda atuava pelo futsal e, no ano anterior, foi artilheiro da Supercopa América de Futsal em Balneário Camboriú, com 9 gols em 6 jogos, e artilheiro da World Futsal Cup, em Barcelona, com 17 gols em 5 jogos.

Pai de David, Edimilson foi treinador da Portuguesa Santista no Campeonato Paulista Sub-15 em 2022, atuou no JL Sports, um projeto no Guarujá, e atualmente é o técnico do Sub-13 do São Bernardo.