Especulada nas últimas semanas, a saída de Jorge Sampaoli do Santos foi confirmada pelo clube na noite desta terça-feira. Com a saída do treinador, são muitas as indefinições para a temporada 2020 e o DIÁRIO DO PEIXE fez uma análise de quem ganha e quem perde com a mudança no comando técnico.
Quem ganha:
Vanderlei – O goleiro, ídolo do Santos, não agradou Sampaoli desde o começo do ano por conta do jogo com os pés. Começou a temporada como titular, mas não joga desde maio. Foram 24 jogos em 2019, contra 41 do companheiro de posição, Everson.
Jobson – O volante se destacou no Campeonato Paulista pelo Red Bull Brasil e chegou ao Santos como uma das esperanças da torcida. Como foi contratado sem a indicação de Jorge Sampaoli, nunca teve chances reais com o treinador e fez apenas quatro jogos pelo Peixe.
Kaio Jorge – Promessa da base do Santos, não foi muito aproveitado pelo treinador, assim como todos os Meninos da Vila. Kaio foi destaque no Mundial Sub-17 e deve ganhar mais espaço em 2020.
Quem perde:
Everson – Se Vanderlei pode voltar a ganhar espaço com um novo treinador, a tendência é que Everson tenha menos chances. O goleiro chegou ao Santos esse ano, foi titular na maioria das partidas, mas nunca chegou a convencer o torcedor santista.
Felipe Aguilar – Zagueiro colombiano foi homem de confiança de Jorge Sampaoli, principalmente no primeiro semestre, mas falhas seguidas fizeram com que o torcedor não o queira mais em campo. Sem o treinador, Aguilar começa 2020 atrás de Lucas Veríssimo, Luan Peres e Luiz Felipe.
Lucas Venuto – Atacante nem chegou a ser tão utilizado por Sampaoli, foram apenas quatro jogos com a camisa do Peixe. Apesar disso, Venuto foi muito elogiado pelo treinador, que o via como uma boa opção para as pontas.
Uribe – Chegou a pedido do treinador, que fazia questão de ter um camisa 9 tradicional. Nos seis meses de Santos, Uribe não marcou nenhum gol e sem Sampaoli para defender seu estilo de jogo, dificilmente permanecerá no Santos.
Não acho o Everson tão bom assim com os pés. Já deu varios sustos quando tenta ficar trocando bola com os zagueiros (o Vanderlei faz a mesma coisa e apavora a torcida). O que o Everson faz melhor e a reposicao de bola, em velocidade, originando contra-ataques. Quando o Vanderlei tenta, geralmente, manda para a lateral. A grande vantagem do Vanderlei é que joga melhor com as mãos. O Everson parece um tiranossauro rex, aquele grandão de braços curtos. Toda bola que entra deixa a impressão que o goleiro não esticou os braços (parece que eram bolas que um goleiro de time grande não iria deixar passar). Por várias vezes, o Vanderlei foi o cara do jogo. Por sua vez, o Everson, salvo engano, ainda não teve nenhuma atuação memorável, daquelas de lembrar o Rodolfo Rodrigues.