Luis Castro estava no Al-Nassr e é um dos cotados para dirigir o Santos (Crédito: Divulgação)

O Santos ainda não definiu quem será o comandante do time principal em 2025, ano que marcará a volta do time à elite do futebol brasileiro. O clube chegou a cogitar seis técnicos para 2025, antes mesmo da saída de Fábio Carille.

A diretoria chegou a conversar com Sampaoli e demorou para colocar a proposta ‘na mesa’. Ainda não tinha o acesso garantido e não quis se comprometer financeiramente. No entanto, viu o argentino ser anunciado no Rennes (França).

Depois pensou em Antônio Oliveira, por trabalhar bem com jovens, e em Pedro Caixinha, ex-Bragantino. A cúpula santista chegou a receber um sinal positivo de Caixinha e da comissão técnica, mas deixou a situação de ‘stand-by’. Logo, surgiram outros nomes como de Cuca, Renato Gaúcho e Luís Castro.

Paulo Bracks, CEO do clube, chegou a elogiar o treinador do Grêmio em entrevista à uma rádio do Rio Grande do Sul e vê o comandante se encaixar no ‘perfil’ do Peixe. A ideia principal era uma vinda do Cuca, bancada pelo presidente Marcelo Teixeira, mas que desistiu após pressão das redes já que o técnico se envolveu em caso de estupro em 1987.

Castro é a bola da vez no Santos

Luís Castro ganhou forças nas redes a pedido da torcida. O empresário Antônio Teixeira visitou com o cartola, conheceu no CT Rei Pelé e a Vila Belmiro. Em evento da CBF Academy, Marcelo Teixeira chegou a comentar que o português era prioridade do Alvinegro e que esperava um desfecho favorável.

A apuração do Diário do Peixe é que o dirigente estaria incomodado e tem pressa para o acerto do treinador. Luís Castro e o empresário pregam cautela e querem assinar apenas em dezembro. O Santos quer antecipar o planejamento para 2025 e o próprio técnico entende a situação financeira do clube.

Ele receberia uma base salarial de R$ 2 milhões e abriu mão dos 50 milhões de dólares inicialmente previstos para contratações, indicando disposição em trabalhar com um orçamento reduzido. Apesar do corte no orçamento, Luís Castro teria apresentado uma lista de reforços prioritários para iniciar o planejamento com base nas necessidades do elenco.

A ideia é fazer uma ‘limpa’ no elenco e se adiantar no mercado antes do fim do Brasileirão e começar a se preparar para a janela. As partes ainda estão conversando, mas sem definição até o momento.