Morreu nesta quinta-feira (8) a rainha da Inglaterra, Elizabeth II. Aos 96 anos, a majestade viveu diversos momentos com personalidades importantes do esporte mundial. Entres eles, o maior de todos, o Rei Pelé, eterno camisa 10 do Santos.
No dia 11 de novembro de 1968, em sua primeira e única visita ao Brasil, Elizabeth, com 42 anos de idade e 16 de reinado, encontrou o Rei Pelé, com 28 anos, bicampeão mundial com Seleção Brasileira e com o Santos, na Tribuna de Honra do Estádio Mário Filho, o Maracanã.
Isso aconteceu após um amistoso entre a Seleção do Campeonato Paulista e do Campeonato Carioca. Com gol do Rei, sendo o de número 900º de sua carreira, os Paulistas venceram por 3 a 2. Pelé ainda foi o capitão da equipe e cumprimentou a rainha próximo ao troféu.
O jornal O Globo, à época, divulgou um diálogo intermediado por Lael Soares, o chefe do cerimonial do Palácio Guanabara, a sede oficial do governo do Rio de Janeiro. Elizabeth II assistiu ao jogo ao lado do Príncipe Philip (1921-2021).
“Majestade, este é o jogador Pelé, famoso mundialmente”, disse Soares.
“Ah, eu sei!”, estendendo a mão. “Já o conheço de nome. E me sinto muito feliz em cumprimentá-lo”.
“Diz para ela que estou emocionado por ter participado de um jogo que contou com a sua presença”, disse o Rei Pelé.
“Diga para ele que a felicidade é minha”, respondeu a majestade.
Rei Pelé posta homenagem para Rainha
Em suas redes sociais, Pelé postou uma homenagem para Elizabeth II e relembrou o encontro citado acima, além de comentar sobre quando recebeu a Ordem do Império Britânico, a mais alta honraria do país.
“Sou um grande admirador da Rainha Elizabeth II desde a primeira vez que a vi pessoalmente, em 1968, quando ela veio ao Brasil testemunhar nosso amor pelo futebol e conheceu a magia do Maracanã lotado. Alguns anos depois, generosamente ela me condecorou com a Ordem do Império Britânico, a mais alta honraria do país. Seus feitos marcaram gerações. Este legado durará para sempre. Neste dia triste, compartilho essa memória com todos vocês e envio a minha mensagem de carinho e minhas preces para a família real britânica e a todos amigos do Reino Unido”, disse Pelé.
O Santos também fez homenagens em suas redes sociais e postou foto da Rainha com o Rei Pelé.
O time do Rei lamenta profundamente o falecimento da Rainha Elizabeth II 👑🖤 pic.twitter.com/aD1E08yOR2
— Santos FC (@SantosFC) September 8, 2022
Orgulho de ser Santos .!
Da rainha para o rei!
Do rei para a rainha!
A despeito da Merecida Nobreza foi-se Uma Grande Mulher E Um Magnífico Ser Humano! Um Exemplo De Vida!
É Reginaldo a princesa Diane é quem sabia da doçura que era essa Rainha….
Caro Floreal, setenta anos de reinado não pode ser julgado por uma ação isolada cujo enredo conhecemos apenas a versão de um lado. Quem não errou que atire a primeira pedra. O conjunto da obra é mais importante.
Nosso Rei e a Rainha, nossa nação poderia dar as honrarias para nosso Rei, como vem sendo dado a Rainha.
O Santos poderia, com competência e profissionalismo, aproveitar essa e tantas outras passagens de sua inigualável história para atrair investidores, mas …
Dificilmente a realeza inglesa vai conseguir manter o mesmo glamour do reinado de Elizabeth. Pode ser o começo do fim da família real.
Na foto, uma rainha e um rei sem substitutos.