Orlando Ribeiro deixou o Santos no dia 28 de setembro (Foto: Bruno Vaz / Santos FC)

O técnico Orlando Ribeiro, recém-demitido do Santos, está próximo de assumir um novo clube. O treinador negocia sua ida para o Corinthians, que está sem comandante no Sub-20 desde que Raphael Laruccia retornou ao Sub-17 do time do Parque São Jorge. 

Contratado pelo Santos em março de 2022, o treinador chegou ao clube pouco depois de a equipe ter sido finalista da Copa São Paulo. No mesmo ano, ele guiou o time Sub-20 ao título do Campeonato Paulista, embora não tenha participado das finais contra o Corinthians por estar à frente do time profissional de forma interina após a demissão do Lisca. Sob seu comando, o Peixe disputou as últimas 12 rodadas do Brasileirão, com 4 vitórias, 1 empate e 7 derrotas, marcando 15 gols e sofrendo 17.

Em 2023, Orlando retornou ao Sub-20 e levou o time às semifinais da Copa São Paulo, além de alcançar a semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20, algo que jamais havia acontecido com os Meninos da Vila. O desempenho no estadual, entretanto, foi aquém, com o time sendo eliminado na terceira fase.

Neste ano, o técnico conduziu o Santos até as oitavas de final da Copinha e esteve à frente da equipe Sub-23 na Equality Cup. No Campeonato Brasileiro, a eliminação veio nas quartas de final após derrota para o Palmeiras. No Paulistão, a equipe está nas quartas de final, e o último jogo de Ribeiro no comando foi na estreia do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, com uma derrota por 4 a 1 para o Cuiabá.

Se fechar com o Corinthians, Orlando irá comandar as categorias dos quatro grandes clubes de São Paulo de forma consecutiva. O time do Parque São Jorge começou o ano sob o comando do ex-jogador Danilo e, com ele, a equipe conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior com vitória na decisão sobre o Cruzeiro (que havia eliminado o Santos).

Porém, a equipe não fez uma boa campanha no Brasileirão Sub-20, terminando na 18ª colocação, em uma competição que passa apenas os oito primeiros. Danilo foi demitido ao decorrer do campeonato, por isso, Laruccia estava no comando da categoria interinamente.