O lateral-direito Daniel Guedes assumiu a titularidade do Santos na quinta rodada do Campeonato Paulista, no clássico contra o Palmeiras, e desde então não saiu mais. De lá pra cá foram quatro assistências: contra o Palmeiras na fase de grupos, duas na partida contra a Ferroviária e novamente no clássico contra o Palmeiras na segunda partida da semifinal.
Recentemente, o Footstats divulgou uma estatística que revelou que 95 atletas já cruzaram aos menos sete bolas na área neste Campeonato Brasileiro. Entre eles, apenas seis atletas apresentam um desempenho superior aos 40% de acerto das bolas levantadas. O líder do quesito é justamente o lateral-direito Daniel Guedes, com 57,1% em 12 bolas levantadas.
Mesmo assim, o líder de assistências do Peixe no ano ao lado do colombiano Jonathan Copete deve perder a posição na partida desta quinta-feira, contra o Luverdense, quando o Peixe estreia nas oitavas de final da Copa do Brasil. O lateral caiu de rendimento nas últimas partidas e deve dar lugar ao antigo titular Victor Ferraz.
Confira os únicos seis atletas a terem mais de 40% de aproveitamento em, no mínimo, sete cruzamentos no levamento feito pelo Footstats:
Daniel Guedes: 57,1% em 12 cruzamentos;
Caio Henrique (Paraná): 48% em 12 cruzamentos;
Rafinha (Cruzeiro): 50% em 7 cruzamentos;
Jadson (Corinthians): 50% em 7 cruzamentos;
Robinho (Cruzeiro): 44,4% em 8 cruzamentos;
Ramiro (Grêmio): 41,2% em 7 cruzamentos.
Se a efetividade é boa, qual seria a justificativa da alteração?
Não está jogando nada. O cruzamento é apenas um dos fundamentos que um bom lateral deve ter. Até mesmo porque nosso ataque é super baixo e levantar bola na área não representa nada. Acredito que o bom lateral tem que também marcar bem, ter bom passe e ser mais uma opção para equipe nas saídas de bola. Nada contra o Daniel, mas ele caiu muito de rendimento e o Ferraz é muito mais jogador.