Com uma votação expressiva, Renato venceu a enquete promovida pelo DIÁRIO DO PEIXE e foi eleito pelos torcedores o melhor volante do Santos no Século XXI. O jogador recebeu 84,8% dos quase 2 mil votos na enquete.
Na segunda colocação ficou Arouca, campeão da Libertadores em 2011, com 8,5% dos votos, seguido por Maldonado, com 3,6% dos votos. Thiago Maia e Adriano ficaram com 1,1% dos votos e Paulo Almeida teve 0,9%.
Revelado pelo Guarani, Renatinho chegou ao Santos em 2000 para a primeira de duas passagens pelo clube. Até 2004, ele conquistou o bicampeonato brasileiro. Voltou em 2014 e foi bicampeão paulista em 2015 e 2016. No total, foram 424 jogos e 33 gols.
Nesta sexta-feira, o DIÁRIO irá iniciar a enquete para a escolha dos dois meias do Santos no Século XXI. Para respeitar o DNA ofensivo do Peixe, a nossa seleção adotará o esquema 4-3-3 e terá apenas um volante e dois meias.
Veja as outras votações:
Fábio Costa vence Rafael Cabral e é eleito o melhor goleiro do Santos no Século XXI
Danilo é eleito o melhor lateral-direito do Santos no Século XXI
Alex e Edu Dracena formam a dupla de zaga da seleção do Santos no Século XXI
Com votação recorde, Léo é eleito o melhor lateral-esquerdo do Santos no Século XXI
Bom jogador, mas não chegou no nível de craque. Bom coadjuvante, nunca foi protagonista. Volante que precisa ser grato aos carregadores de piano, como Paulo Almeida e Thiago Maia, uma vez que nunca foi um jogador forte na marcação. Quando teve aquela fase de jogador de terno, que não cometia faltas, o Paulo Almeida ficava desesperado e tinha que passar o rodo. Caiu muito no conceito, depois que foi jogar no Botafogo, por mais dinheiro e só voltou semi aposentado, para o Santos, com salário alto, mas como ele mesmo disse, sem perna para chegar na frente, como deve fazer um volante. Ou seja, veio sabendo que já não conseguia jogar em alto nível, mas, mesmo assim, ficou até ser encostado como aspone da base. Não largou o osso.