O elenco das Sereias era recheado de atletas de renome, mas não conseguiu conquistas marcantes em 2019. Plantel agora está se desfazendo (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O ano de 2019 é para ser esquecido pelas Sereias da Vila. A equipe ficou afastada por um período da Vila Belmiro, pois Jorge Sampaoli não queria jogos lá para preservar o gramado. O time colecionou eliminações traumáticas em importantes competições. Teve ainda a saída da técnica Emily Lima no decorrer da temporada. E, para piorar, nesse final de ano o elenco sofre um desmanche, sem o clube abrir detalhes de como será o plantel do time feminino para 2020, que perdeu mais de meio time e não contratou uma jogadora sequer.

Confira abaixo os principais momentos das Sereias em 2019:

Campeonato Paulista

No estadual, as Sereias da Vila caíram na semifinal para o São Paulo depois do clube fazer grandes campanhas na primeira e segunda fase da competição. E a eliminação para o rival ocorreu de forma dolorida em dois jogos disputados no Pacaembu.

Depois de perderem o primeiro duelo por 3 a 2, em jogo muito disputado, o time do Peixe foi pra cima na segunda e decisiva partida. E com 30 minutos já fazia 2 a 0 no placar, com gols de Sole Jaimes e Ketlen. Mas em duas bobeadas defensivas, a equipe tomou o empate e viu o sonho de defender o título ir embora com o 2 a 2.

Campeonato Brasileiro

Na maior competição nacional de futebol feminino do País, a eliminação nas quartas de final das Sereias foi mais do que dolorida, foi traumática. Pelo segundo ano consecutivo o time santista caiu diante da Ferroviária nos pênaltis e atuando em casa.

Depois de vencer o jogo de ida por 2 a 1, em Araraquara, as Sereias perderam de virada atuando em Ulrico Mursa. Com a repetição do placar, a partida foi decidida nos pênaltis, e a Ferroviária goleou o Peixe nas penalidades por 3 a 1.

Fim do caminho para Emily Lima

Após a eliminação no Campeonato Brasileiro, a técnica Emily Lima pediu demissão do comando das Sereias da Vila. A treinador, que estava havia mais de 18 meses no cargo, ainda no vestiário pediu para deixar o clube. Comandando as Sereias, Emily ganhou em 2018 o Campeonato Paulista e foi vice da Copa Libertadores. No lugar de Emily assumiu Guilherme Giudice, que era auxiliar da treinadora no clube.

Título que pouco agrega

As Sereias venceram nesse ano pela sexta vez os Jogos Abertos do Interior, competição que o time do Peixe disputa por ter uma parceria com a Secretaria de Esportes da Cidade de Santos. A final da competição ocorreu contra o Sorocaba, com vitória do Peixe por 4 a 0. Mas a competição tem pouco peso dentro do universo do futebol feminino no País que cresce a cada ano.

Sereinhas

Se o time principal das Sereias não foi bem nas principais competições que disputou ao longo do ano, o elenco do futebol de base feminino do Peixe fez bonito na temporada.

Chamadas de Sereinhas, o futebol de base das Sereias teve em 2019 seu segundo ano de trabalho. E as novas meninas da Vila chegaram em finais de importantes competições, como do Paulista Sub-17, do Brasileiro Sub-16, entre outros torneios.

Desmanche

As Sereias seguirão em 2020 com time profissional e de base, mas qual será o elenco do time principal é o x da questão. Nesse momento, o atual plantel santista sofre um desmanche, com a saída de jogadoras que foram ícones no clube, como Maurine e Glaucia. Mais de oito atletas já deixaram a Vila Belmiro e o clube precisa contratar não só jogadoras, como também um novo treinador(a). Assim como no time masculino, a esperança parece vir da base.