A eliminação precoce na Copa Sul-Americana foi um dos grandes erros do técnico Jorge Sampaoli no comando do Peixe (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

A contratação de Jorge Sampaoli e o bom início no Campeonato Paulista animaram o torcedor santista para a temporada. Grandes conquistas nacionais, como Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, eram especulados na Vila, onde todos se perguntavam: até onde esse Santos pode ir?

O time que jogava bonito e buscava o gol era a sensação do ano, mas uma resposta veio rápida: o trabalho estava só no começo, é preciso aguardar. Com dois empates, o Santos foi eliminado da 1ª fase da Copa Sul-Americana para o modesto time do River Plate, do Uruguai. A precoce saída da competição internacional para um time sem expressão ligou o sinal de alerta na Vila Belmiro.

Vexame em casa

No primeiro confronto entre as equipes, empate em 0 a 0 no Uruguai. O Peixe foi superior na partida, mas não soube aproveitar as chances que teve. No final, o empate foi até justo, pois com a expulsão de Orinho, na segunda etapa, brilhou a estrela do goleiro Vanderlei nos minutos finais daquele confronto.

Uma vitória simples então bastava para a equipe no jogo de volta, que aconteceria em um Pacaembu sem torcida. Punido pelos incidentes do ano anterior na Libertadores, o clube precisava jogar com portões fechados. Sorte do torcedor que não gastou dinheiro com uma das piores atuações do time na temporada.

Sem inspiração, a equipe de Jorge Sampaoli pouco criou atuando em casa. Pior, em contra-ataque no início da segunda etapa, o River abriu o placar. Com o gol, a equipe uruguaia passava a jogar também pelo empate, e o Peixe, sem inspiração, tentava desorganizadamente algo. Soteldo, aos 41 minutos, desviou um chute de Jean Mota e igualou o marcador, mas já era tarde demais.

Sem perder e vencer na competição, o Santos se despediu da Copa Sul-Americana em 2019 de forma melancólica. Era a maior chance de uma conquista no ano jogada fora.

Campanha:

1ª fase

12/02 – River Plate (URU) 0 x 0 Santos
26/02 – Santos 1 x 1 River Plate (URU) – Gol de Soteldo