Com um elenco limitado no número de jogadores, a Copa do Brasil era o caminho mais curto para uma grande conquista em 2019. O Peixe começou voando na competição, mas acabou eliminado na fase oitavas de final da forma como menos se imaginava: jogando em casa, perdendo de virada e com polêmica fora das quatro linhas.
Que estreia!
O Peixe estreou na Copa do Brasil em grande estilo. A equipe foi até o Piauí enfrentar o Altos e fez bonito. O clube aplicou de virada uma goleada por 7 a 1, eliminando o jogo de volta. Destaque para o meia Carlos Sánchez, que fez dois gols, um deles uma pintura de cobertura.
Show no Pacaembu
Na 2ª fase, a tradicional equipe do América-RN estrava no caminho do Santos. O Peixe desta vez faria o primeiro jogo em casa e escolheu o Pacaembu como palco do confronto.
Em noite muito inspirada, a equipe de Jorge Sampaoli apresentou grande volume de jogo, com mais de 20 chutes ao gol, e massacrou a equipe nordestina por 4 a 0. E 4 foi pouco! O placar elástico fez o Peixe garantir vaga direto na 3ª fase, eliminando o jogo no Nordeste.
A Vila decide
Na 3ª fase da competição, o Peixe enfrentou o Atlético-GO, outro clube tradicional do País. E no primeiro jogo do confronto, realizado em Goiás, vitória do adversário por 1 a 0. Mas tinha o jogo de volta, que ocorreria na Vila Belmiro.
Com o alçapão recebendo bom público, mais de 11.500 torcedores, o Peixe pressionou o Atlético-GO desde o primeiro minuto, mas só foi abrir o placar no final da etapa, com Carlos Sánchez, que comandou a equipe em campo e fez dois gols nesse confronto. Rodrygo, em belo chute, também deixou sua marca na partida. Com o triunfo em casa o Santos avançava para a 4ª fase.
Classificação suada
Na 4ª fase, o Peixe enfrentou o Vasco. E mais uma vez a Vila fez a diferença.
O primeiro duelo ocorreu no alçapão santista, com o Peixe dominando a equipe vascaína durante quase os 90 minutos. O resultado de 2 a 0, com gols de Jean Mota e Rodrygo, ficou barato para o clube carioca, que pouco chegou e saiu vivo da Baixada Santista.
E no jogo de volta, em São Januário, o enredo foi diferente. O Vasco fez valer a presença da sua torcida e encurralou o Peixe. Aproveitando falhas do sistema defensivo santista, o time carioca abriu 2 a 0 no primeiro tempo. No início da segunda etapa, Jorge marcou um belo gol, tento que daria no final a classificação ao Santos. Mas os últimos 20 minutos de jogo foram de sofrimento para o torcedor alvinegro, com Jorge Sampaoli expulso, gol vascaíno bem anulado, além de um gol incrível perdido pelo ataque adversário nos minutos finais.
A dupla decepção
Toda eliminação é decepcionante. Mas perder em casa, de virada para um time que era considerado pior. Assim o Santos deu adeus a Copa do Brasil.
Depois de conseguir um bom empate em 0 a 0 com o Atlético-MG no primeiro confronto, o Peixe foi decidir a vaga das oitavas de final no Pacaembu contra o time mineiro. Com cinco minutos, 1 a 0 para o Santos, gol de Gustavo Henrique. A noite que começava bem terminaria mal.
Após balançar as redes o Peixe se perdeu em campo, viu o time mineiro ainda empatar o confronto no primeiro tempo e desperdiçar outras grandes oportunidades na primeira etapa. Nos 45 minutos finais, mais um gol, do Atlético-MG, e o Santos de Jorge Sampaoli conheceria sua derrota mais decepcionante da temporada.
Decepção tão grande também foi ter Rodrygo e não poder utilizar o jogador nesse confronto. Santos e CBF não falaram a mesma língua sobre uma convocação para a seleção de base e o atleta ficou sem jogar esse duelo decisivo. Pior para o Santos, que não utilizou o jogador, foi eliminado e depois também não conseguiu fazer um jogo de despedida para o atacante, que ficou do lado do clube na briga, mas que nada pode fazer em campo
Campanha
1ª fase
06/02 – Altos (PI) 1 x 7 Santos – Gols de Derlis González, Alison, Carlos Sánchez (2), Soteldo e Diego Pituca2ª fase
07/03 – Santos 4 x 0 América-RN – Gols de Derlis González, Jean Mota, Rodrygo e Felipe Aguilar3ª fase
04/04 – Atlético-GO 1 x 0 Santos
11/04 – Santos 3 x 0 Atlético-GO – Gols de Carlos Sánchez (2) e Rodrygo4ª fase
17/04 – Santos 2 x 0 Vasco – Gols de Jean Mota e Rodrygo
24/04 – Vasco 2 x 1 Santos – Gol de JorgeOitavas de final
15/05 – Atlético-MG 0 x 0 Santos
06/06 – Santos 1 x 2 Atlético-MG – Gol de Gustavo Henrique
Deixar um comentário