Marcos Leonardo defendeu Cássio de tentativa de agressão (Crédito: Matheus Tagé / Santos FC)

A Copa do Brasil 2022 para o Santos foi marcada por eliminação para o rival Corinthians nas oitavas de final, com goleada na Neo Química Arena e invasão de gramado e tentativa de agressão ao goleiro Cássio na Vila Belmiro.

A trajetória do Peixe na competição começou com uma estreia boa diante o Salgueiro, sob o comando do interino Marcelo Fernandes.

Na segunda fase, a equipe já estava sob o comando do argentino Fabián Bustos. Um empate sofrido contra o Fluminense-PI, que levou aos pênaltis e destaque para o ex-camisa 10, Ricardo Goulart, que marcou no tempo normal e nos pênaltis.

Já na terceira fase, uma classificação importante sobre o Coritiba. Na ida perdendo por 1 a 0 no Couto Pereira, mas revertendo por 3 a 0 em uma atuação bem melhor na Vila.

No sorteio da fase de oitavas de final muitos clássicos incluindo Santos e Corinthians. Na ida, o Alvinegro Praiano sofreu um apagão e uma derrota dura por 4 a 0, que fez balançar o cargo do treinador. Na volta, o Peixe venceu por 1 a 0 com gol de Marcos Leonardo. No entanto, o resultado não foi suficiente para levar a classificação.

Após o término do jogo, alguns rojões foram atirados em campo. O goleiro Cássio, do Corinthians, chegou aplaudir ironicamente a atitude dos torcedores. Após isso, um torcedor furou a segurança da Vila e tentou acertar um chute no arqueiro. O próprio Marcos Leonardo, artilheiro do Santos, ajudou e defendeu Cássio.

Depois da confusão, o Santos foi punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com a perda de mando de campo de duas partidas e em R$ 35 mil de multa. Os dois jogos da punição deverão ser disputados na Vila Belmiro, mas com portões fechados. A punição acontecerá na Copa do Brasil de 2023.

Em nota depois do julgamento do STJD, o clube afirmou que estudava a possibilidade de recorrer da decisão e de cobrar a multa dos invasores do gramado da Vila Belmiro. Na ocasião da partida, o Santos chegou a divulgar o nome dos torcedores detidos após a invasão da Vila e tentativa de agressão ao goleiro Cássio.

Veja os resultados do Santos na Copa do Brasil:

  • Salgueiro 0 x 3 Santos (primeira fase)
  • Fluminense-PI 1 (4)x(5) 1 Santos – Ricardo Goulart / Goulart, Zanocelo, Lucas Braga, Lucas Barbosa e Lucas Pires  (segunda fase)
  • Coritiba 1 x 0 Santos (ida – terceira fase)
  • Santos 3 x 0 Coritiba – Marcos Leonardo, Madson e Fernández (volta – terceira fase)
  • Corinthians 4 x 0 Santos (ida – oitavas)
  • Santos 1 x 0 Corinthians (volta – oitavas)

Leia também: