Com a ausência de Neymar, Soteldo tinha chances de ser titular do Peixe (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

Por Lucas Barros e Laura Marcello

O meia-atacante Soteldo vai ser poupado e desfalca o Santos diante do Vasco neste domingo (30), às 18h30min, em São Januário, na estreia do Brasileirão. O venezuelano não participou do treino nesta sexta-feira (28) e ficou trabalhando no regenerativo na parte interna do CT Rei Pelé.

Após a realização de exames, foi diagnosticado um desgaste físico e risco de lesão muscular. Por isso, o ‘baixinho’ fica de fora da primeira rodada da Série A. Ele atuou pela Seleção Venezuelana nas Eliminatórias assim como o volante Tomás Rincón, mas o ‘general’ teve menos minutagem e está mais inteiro.

Soteldo entrou no intervalo da derrota da Vinotino para o Equador e foi titular na vitória sbre o Peru atuando os 90 minutos. Já Rincón entrou no intervalo do jogo contra os equatorianos na sexta-feira (21) e entrou aos 33 minutos diante os peruanos nesta terça-feira (25).

Em reta final de preparação, o elenco do Santos teve uma atividade técnica e também trabalhou jogadas de bola parada, que têm sido um dos principais recursos ofensivos da equipe neste início de temporada, no treino da manhã desta sexta. O último acontece acontece na manhã neste sábado (29) e depois o time viaja para o Rio de Janeiro após o almoço.

Leia também: Santos inscreve 25 jogadores no Brasileirão e deve ter mais dez na lista até estreia

Outro desfalque é do meia-atacante Neymar. O camisa 10 segue seu processo de transição física e não tem prazo definido para estrear na competição. O Santos adota cautela para evitar que uma sobrecarga atrapalhe sua sequência na temporada. Pedro Caixinha fez testes durante toda a semana e escolheu Barreal como substituto do camisa 10.

O provável time do Santos para a estreia no Brasileirão deve ter Gabriel Brazão; JP Chermont, Gil, Zé Ivaldo e Escobar; João Schmidt, Gabriel Bontempo e Barreal; Rollheiser, Guilherme e Tiquinho Soares.

O elenco ainda faz um último treino neste sábado, pela manhã, antes de embarcar para o Rio de Janeiro. O Santos enfrenta o Vasco no domingo, às 18h30 (horário de Brasília), em São Januário.