Se o Santos ainda não apresentou um futebol convincente em 2020, os adversários do Peixe na Copa Libertadores de deste ano estão em bom momento, especialmente o Defensa Y Justicia, da Argentina, e o Olimpia, do Paraguai.
Adversário do Santos na estreia, o Defensa Y Justicia ocupa apenas a 9a colocação na Superliga Argentina, mas está invicto em 2020. São três vitórias e dois empates neste ano, sendo a última vitória nesta segunda, por 3 a 0, diante do Rosario Central. Antes de enfrentar o Peixe, a equipe ainda pega o River Plate, dia 29.
Segundo adversário do Santos na Copa Libertadores, em partida que terá os portões fechados, o Delfin, do Equador, disputou apenas três partidas em 2020, com um empate, uma vitória e uma derrota, que aconteceu neste domingo, diante do Barcelona de Quayaquil. No empate, diante da LDU, o time perdeu o título da Supercopa do Equador para a LDU na disputa por pênaltis.
O terceiro adversário do Peixe na Libertadores, o Olimpia, do Paraguai, disputou cinco jogos em 2020, com duas vitórias, dois empates e uma derrota. No último final de semana, a equipe empatou em 1 a 1 com o Cerro Porteno no clássico nacional, com gol do ex-santista Derlis González, o segundo dele em dois jogos desde a sua volta ao clube. O jogo também marcou a estreia do atacante Adebayor, ex-Manchester City e Real Madrid, pelo clube.
O Santos sob o comando do Jesualdo não está sendo capaz de se impor frente a timecos de 2a e 3a divisão do Paulistinha, de modo que não se deve descartar alguns vexames. Time muito mal treinado. A barreira formada apenas pelo Soteldo, mostra que o time é uma piada do português. Ah, qualquer técnico iniciante que já viu jogo do Santos já deve ter percebido que qualquer atacante que arriscar chute de meia distância, batendo colocado por cima do goleiro, vai ser bem sucedido. O Everson sempre está adiantado.
Sério risco de vexames históricos. Esse conceito de futebol “reativo” do professor Jesualdo vai fazer história no Santos FC. O time que supostamente tem DNA ofensivo, atualmente, deve ser um dos que menos chuta na direção do gol. Joga com 3 volantes , mas não tem uma boa proteção da zaga. Ataque só chuveirinho para os atacantes de baixa estatura. Barreira de um único jogador, que para piorar e o baixinho Soteldo. Goleiro sempre adiantado, oferecendo o ângulo superior. Espaço nas costas do Felipe Jonatan. Sem criação n meio de campo e o Evandro, que apesar de não ser um grande jogador, é um jogador que consegue encostar nos atacantes e entrar na área. Alisson para fazer a saída de bola. Sanches muito lento na transição e errando muitos passes. Muita coisa para arrumar em pouco tempo e ainda o técnico deu fazer lga.