O suposto interesse do Barcelona na contratação do atacante Rodrygo pode colocar o agente do jogador e o Santos em rota de colisão e a joia pode deixar o clube de graça em janeiro de 2020. Segundo os jornais espanhóis Sport e Mundo Deportivo, o diretor de futebol do Barcelona, Pep Segura, está no Brasil para tentar garantir a contratação do atacante, que também estaria na mira de PSG e Manchester City.
O empresário do jogador, Nicky Arcuri, já informou aos dirigentes do Santos que tem interesse na negociação agora (com a permanência dele no clube pode mais um ou dois anos). Para tentar convencer a diretoria do Peixe, o empresário usa o argumento de que o atacante pode sair de graça em janeiro de 2020. Ou seja, para o agente do jogador, em julho do ano que vem Rodrygo já poderia assinar um pré-contrato com o Barcelona.
Baseado na Lei Pelé, o Santos assinou um contrato de cinco anos com Rodrygo assim que ele completou 16 anos e tal vínculo se encerra apenas em janeiro de 2022. No entanto, a Fifa diz que o primeiro contrato de atletas menores de 18 anos não pode ter prazo superior a três anos. A diferença está prevista, inclusive, no Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol da CBF (confira imagem ao lado).
“Se Corinthians, São Paulo, Flamengo, clubes do Brasil, fossem questionar alguma coisa aplica-se a Lei Pelé e a Lei Pelé diz que o contrato pode ser de cinco anos. Como é o Barcelona, vai ter um conflito entre um clube do Brasil e um de fora não podemos aplicar a Lei Pelé, aplica-se a Fifa e a Fifa diz que o primeiro contrato é de três anos”, afirma o advogado desportivo João Henrique Chiminazzo, ex-Bom Senso Futebol Clube.
Se a promessa do empresário for concretizada, o Santos estuda denunciá-lo na Fifa por assédio, mesma alegação que o Atlético de Madrid usou contra o mesmo Barcelona para tentar segurar o atacante francês Antoine Griezmann.
A disputa tem relação direta com o valor de uma possível transferência. Enquanto o Comitê de Gestão do Santos já registrou inclusive em ata que o atacante só será negociado pela multa rescisória (50 milhões de euros), o agente do jogador considera o valor inatingível e usa o argumento de uma suposta saída de graça em 2020 para que o Peixe aceite um valor menor.
Empresário é outro abutre safado!!! Além desses malditos espanhóis, ainda tem essas pragas que só servem para extorquir os clubes!! Deviam ser proibidos de acessar qualquer departamento do Santos! Entrem com representação contra esse canalha e não permitam pressão em mais um jogador do Peixe! Se são tão ricos, porque quando é com jogador brasileiro, não querem pagar o que os clubes pedem? Na Europa, compram até zagueiro por mais de 100 milhões de euros, e pra cá ficam de choradeira pra pagar a multa… riquinhos malditos!!!
Eu espero que a diretoria do Santos, não se intimide com esses oportunistas, que ficam rodeando os jogadores do Peixe, pra garfar mais uns milhões, e não permitam a venda do Rodrygo para o Barcelixo. Tenham uma postura rígida e não abaixem a cabeça para esses bandidos! Segurem o jogador que nos dará títulos e reconhecimento, e após uns 4 anos, vendam para o City, PSG ou qualquer clube de importância na Europa. Mas nunca, NUNCA, para essa raça petulante, que vive de jogadores estrangeiros, e se consideram o melhor time do planeta, sem nunca terem formado um único jogador espanhol em sua base! Vergonha na cara e menos complexo de inferioridade contra essa corja de corruptos e safados!!!
Essa tal Fifa,só ferra com os clubes brasileiros,e tem gente que reclama do Pérez,uma das primeiras coisas que ele fez foi tentar espirrar esses abutres da vila,olha só o caso do Thiago Maia,só Deus sabe o que o modesto fez que o peixe ainda tem divida de 15 milhões com o empresário do cara…
Por isso estou com o Pérez,cadê o dinheiro da venda do Thiago,tem que perguntar pra Velho besta
Não adianta sonhar, todos nós sabemos que Rodrigo vai jogar na Europa.
Então para que esperar 2020 ou 2022 ?
Robinho tinha uma multa de 50 milhoes e saiu por 30 (se nao me engano, 20 milhoes era parte dele), após bater o pé querendo sair.
Neymar tinha multa de 50 milhões e saiu por 17 milhoes, após o Laor facilitar, escrevendo uma carta autorizando ele negociar com outro clube e reduzindo o contrato em 6 meses.
Nao sejamos ingenuos, façam leilão e vendam pelo melhor preço.