Presidente do Santos em entrevista coletiva (Crédito: Santos FC)

Pelo novo regulamento da CBF, o Santos está, atualmente, fora da classificação para a disputa da Copa do Brasil de 2024. No entanto, em reunião do Conselho Deliberativo do clube nesta terça-feira, o presidente Andres Rueda afirmou que acredita em um convite para o Peixe participar do torneio brasileiro com maior premiação.

“Acredito que o Santos não ficará fora da Copa do Brasil, que será convidado a participar”, comentou.

Em 26 de dezembro de 2022, a Confederação Brasileira de Futebol divulgou o regulamento da Copa do Brasil de 2023 e uma mudança para a competição a partir de 2024. Até então, dez vagas na competição eram garantidas pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC). Eliminado na primeira fase nas duas últimas edições do Paulistão, o Santos garantiu a classificação para a Copa do Brasil de 2022 e de 2023 via ranking.

A partir de 2024, os participantes da Copa do Brasil serão definidos da seguinte forma: 12 vagas para clubes classificados para a Copa Libertadores, campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Campeonato Brasileiro da Série B e clubes complementares do Campeonato Brasileiro de 2023, respeitando a ordem de classificação final. Além de 80 vagas para clubes classificados nas competições estaduais. O estado de São Paulo terá direito a seis vagas, sendo cinco para o Paulistão e uma para o campeão da Copa Paulista.

Como foi eliminado ainda na fase de grupos do Paulistão e não optou por se inscrever na Copa Paulista, a única possibilidade é via Brasileirão. Se o Santos garantir vaga na Copa Libertadores de 2024 no Campeonato Brasileiro estará automaticamente classificado para a Copa do Brasil. No entanto, a equipe hoje ocupa a 13ª colocação.

Os seis primeiros colocados no Brasileirão garantem vaga na Libertadores, além do campeão da Copa do Brasil. Nesse caso, ainda sobrariam duas vagas para os melhores colocados no nacional. Isso pode mudar se times brasileiros ganharem a Copa Libertadores e/ou a Copa Sul-Americana neste ano. Os classificados para a Libertadores entram diretamente na terceira fase da Copa do Brasil.

Leia também: