O presidente Andres Rueda e o zagueiro Eduardo Bauermann (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

O presidente do Santos, Andres Rueda, fez um balanço positivo das contratações do Santos para a temporada 2022. Em entrevista ao programa Esporte em Debate, da Rádio Bandeirantes, o dirigente citou uma análise de um jornalista para dizer que o Peixe acertou em metade das contratações.

“O Santos contratou jogadores sem ter recursos financeiros. Contratamos doze jogadores (NR: Foram 13). Estava vendo uma análise de um jornalista dizendo que teve cinco erros e cinco acertos. Ter 50% de acerto em contratação de jogador onde o clube não pagou um tostão para trazer, pagou um salário baixo, com preço de passe estipulado dentro das possibilidades eu considero que é razoável. Tem ser de melhorado? Tem de ser melhorado, mas tudo tem seu tempo. Nem oito e nem oitenta. Os processos estão em fase de implementação”, afirmou Rueda, citando Maicon, Eduardo Bauermann, Rodrigo Fernández e Soteldo.

Confira os jogadores contratados pelo Santos para a temporada 2022 e qual a situação:

Eduardo Bauermann – Assinou um pré-contrato ainda na gestão de Andre Mazzuco, em 2021. É titular absoluto da equipe. Tem 53 jogos e dois pelo clube.

Bruno Oliveira – Outro contratado ainda na gestão de André Mazzuco. Teve poucos bons momentos no Campeonato Paulista e sumiu da equipe nos últimos meses. Está emprestado até o final do ano e não deve permanecer. Tem 22 jogos e nenhum gol.

Ricardo Goulart – Foi a principal contratação do Santos para a temporada. Chegou com status de estrela, fez alguns bons jogos no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil, mas perdeu espaço com o téncico Fabián Bustos e fez um acordo para rescindir o contrato. Atualmente, está no Bahia. No Peixe, fez 39 jogos e quatro gols.

William Maranhão –  Chegou com muita desconfiança e rejeição da torcida, fez poucos jogos, sumiu das convocações e foi emprestado ao Atlético-GO. Fez apenas nove jogos pelo clube.

Auro – Foi contratado por empréstimo no início de fevereiro. Nunca convenceu, perdeu espaço com a chegada de Nathan, mas voltou ao time titular na última partida. Tem 13 jogos pelo Santos.

Maicon – É um dos líderes do elenco, mas sofreu com algumas lesões. Saudável, tornou-se um titular indiscutível da equipe. Tem 26 jogos pelo clube.

Rodrigo Fernández – Contratado por empréstimo ao Guaraní-PAR, chegou e assumiu a posição de forma rápida. Caiu nas graças do torcedor e é titular indiscutível do time. O presidente Andres Rueda já declarou que irá fazer a opção de compra do volante. Tem 32 jogos e um gol pelo clube.

Jhojan Julio – Contratado por indicação de Fabián Bustos, chegou com status de titular, mas sumiu dos jogos após a saída do técnico argentino. Tem 19 jogos e um gol.

Brayan Angulo –  Outra indicação de Fabián Bustos. Fez gols importantes na Copa Sul-Americana, mas também desapareceu após a saída do técnico argentino. Tem 24 jogos e três gols.

Soteldo – Voltou por empréstimo ao Tigres, se destacou logo nos primeiros jogos, mas sofreu uma lesão séria e só deve voltar em 2023. Fez sete jogos nesta temporada.

Luan – Contratado por empréstimo e com maior parte dos salários paga pelo Corinthians, teve algumas chances, lampejos, mas não se firmou. Tem seis jogos e um gol.

Carabajal – Chegou e logo assumiu a condição de titular, mas não conseguiu se destacar, perdeu espaço e hoje está praticamente fora dos planos. Fez apenas quatro jogos.

Nathan – Chegou como aposta, passou muito tempo no banco de Madson, mas teve bons momentos quando chegou. Foi expulso no pênalti que originou o gol da vitória do Atlético-MG sobre o Santos e pode voltar a ser opção para Madson. Tem cinco jogos pelo clube.