Andres Rueda, presidente do Santos, participou da reunião virtual (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O presidente Andres Rueda participou nesta quinta-feira (16), em formato virtual, de uma reunião com os presidentes de clubes que integram a LIBRA (Liga do Futebol Brasileiro). O bate-papo teve como finalidade os próximos passos para a assinatura do contrato definitivo com a Mubadala Capital, que encontra-se em fase de conclusão, e o início das negociações para vendas dos direitos de transmissão dos clubes que compõem a LIBRA.

O objetivo é que os temas façam parte de deliberação da Assembleia Geral Extraordinária da LIBRA, que será realizada de forma presencial após o carnaval, em São Paulo. O encontro também marcou novas propostas de ajustes financeiros trazidas por membros do grupo, dentre elas algumas sugestões levantadas por Bahia e Sampaio Corrêa, as duas últimas agremiações a se filiarem à LIBRA.

Questões como divisão de receitas e governança seguem em progresso contínuo e serão deliberadas na próxima AGE. O intuito é, inclusive, discutir interesses de equipes que ainda não aderiram à LIBRA, como forma de alcançar um bloco único dentro do futebol brasileiro. Paralelamente a isso, os clubes da LIBRA decidiram, durante a reunião, formar uma comissão para trabalhar juntamente ao time comercial da Mubadala e iniciar a venda de direitos de transmissão exclusivos do bloco.

Criada a partir dos anseios de profissionalização, internacionalização e maiores receitas dos clubes brasileiros, a Liga do Futebol Brasileiro surgiu para contribuir com o crescimento constante do esporte no país. Com uma proposta de gestão moderna e transparente, amparada nas melhores práticas de governança e compliance, a LIBRA busca novos rumos esportivos e comerciais para as equipes. Conta, atualmente, com 18 agremiações unidas: Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.

Rueda é um dos líderes do movimento. Além de cartola santista, Duílio Monteiro Alves, do Corinthians, e Thiago Scuro, do Bragantino, são os “cabeças” e trabalham para acelerar os processos.

Leia também: