Muito criticado pelo desempenho da equipe profissional do Santos, o presidente Andres Rueda vê o trabalho feito na base como motivo de orgulho para a gestão. Neste ano, o Peixe chegou na final da Copinha, conquistou o título do Campeonato Paulista Sub-20, chegou nas semifinais do Paulista Sub-17 e Sub-15, do Brasileiro Sub-17 e está entre os quatro do Estadual nas categorias Sub-11 e Sub-13.
Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, o presidente fez um balanço e detalhou o trabalho realizado pelo Peixe com as categorias de base nos dois últimos anos.
“A base é uma das coisas que eu tenho mais orgulho nesse período nosso de gestão. Não pelos resultados, os resultados que estamos tendo agora é uma consequência e fruto do trabalho. A base com a parte financeira muito mais fácil, diferente do time profissional. A gente implantou desde o início da gestão todo um planejamento que começava com a captação, com a troca de jogadores que a gente tinha e uma das primeiras coisas que a gente fez dentro de uma metodologia, ou seja com pessoas analisando, sendo obrigado a ter seis assinaturas para dizer que o jogador não serve para o Santos.”, ressaltou.
O dirigente santista revelou ter feito uma limpa no plantel de atleta e ter reestruturado as categorias desde a captação até os profissionais encorpados na área.
“No início da gestão a gente dispensou quase 150 jogadores, é uma coisa com muita responsabilidade. Depois de praticamente um ano eu pedi para que eles fossem analisados pela nossa área de scout para saber onde está o pessoal e se a gente fez besteira, se a gente mandou um Robinho ou um Neymar embora. Dois jogadores ainda estavam jogando em base de time da Série A, fizemos alguma coisa assertiva e sabíamos de todos os problemas que tinha na base, da convocação dos jogadores, muito se falava que tinha virado balcão de negócios. A gente tentou blindar a base, da mesma maneira, usamos através de modelo de processos uma parte de captação. A gente precisava trazer jogadores novos e encorpar nossa base. Isso foi feito, foi colocado toda uma estrutura para captar, para não ter mais que fulano indicou ou o empresário é esse e a gente blindou também isso. Captamos, tivemos muita capacidade em escolher o quadro técnico para gerir a base com pessoas envolvidas ou mesmo pessoas de currículo como o Orlando no Sub-20 que já passou no São Paulo, Palmeiras e é um excelente treinador.”, afirmou.
Ainda sem o CT da base, o cartola também contou dificuldade na procura do terreno e acredita ter oferecido estrutura no sentido de mão de obra. Por fim, o presidente reforçou o trabalho realizado e os resultados como os frutos do cuidado.
“Demos condições na parte tanto médica como psicológica. O clube muitas vezes ia jogar fora sem médico porque não tinha e Sub-20 como muitas vezes aconteceu. Isso se reparou, a gente deu uma infraestrutura do que podia ser dado. Tenho frustação que ainda não consegui resolver o problema do CT da base. Não por falta de vontade e nem por tentativas, mas por falta de terreno que tenha uma adequação que a gente procura. Mesmo sem isso, a gente conseguiu dar uma infraestrutura de mão de obra, de pessoas, de psicólogos, todas as áreas integradas.”, contou.
“O Sub-20 passou a treinar no mesmo espaço que a área profissional o que facilita essa interação. Muito trabalho, a gente implantou e está colhendo os frutos. Todas as categorias desde o Sub-12 até o Sub-20 estão em semifinal, sendo vice, campeão…e revelando jogadores que é o principal.”, acrescentou.
Leia também:
A melhora da Base dos meninos da Vila é uma verdade da gestão Andres Rueda.
Arrumou a casa e tem feito um excelente trabalho com os cofres vazios.
Que em 2023 Rueda consiga FINAMENTE o terreno para construção do CT para que o Santos possa dar melhores condições as categorias de Base.
Queria saber quanto o filho do Tiririca custa aos cofres mensalmente, multa de 100 MI de Euros….
Na verdade, a base deu uma melhorada na gestao do Dracena, que mandou embora aquela galera que o Mazzuco tinha trazido. Ate então, a base só tinha colecionado vexames. No ano passado, os tecnicos do Sub 20 e do Sub 23 estavam de brincadeira. Não havia um time base e os garotos subiam e desciam entre as duas categorias, sem planejamento de carreira. O técnico do Sub 23 não repetia a escalação de uma oartida para a outra. Para piorar, os treineiros gistavam de improvisar jogadores fora das posições de origem. Era volante na lateral e lateral jogando de volante, zagueiro na lateral, zagueiro de volante. Bagunça total. Os times Sub 20 e Sub 23 foram eliminados nas primeiras fases das competições. Outra coisa que prejudicou bastante a base foi a queima de etapas com varios jogadores (o Angelo, por exemplo, mal chegou no Sub 17 e ja foi puxado para o profissional). O vice campeonato na Copinha foi mais uma questão de sorte do que de planejamento. O Elder assumiu o time no começo da competição e jogadores do Sub 23 reforçaram a equipe (Ed Carlos, Lucas Pires, Lucas Barbosa e Rwan Seco). Inclusive, dizem que esses jogadores do Sub 23 estavam com o futuro incerto e estavam para ser dispensados (o time Sub 23 teve uma temporada horrivel). Neste ano o desempenho da base foi bom (após as alteracoes promovidas pelo Dracena). Para concluir, a base é um processo continuo que passa de uma gestão para outra. Boa parte da garotada chega com 11 anos de idade. O Robinho, o Neymar e o Rodrygo chegaram quando eram meninos. Assim, nem todos os jogadores que estão na base foram frutos da atual gestão.. O Angelo, o Marcos Leonardo, o Jair, o Deivid e o Miguelito vieram em gestões anteriores a do Rueda, não foram resultado da garimpagem do scout da atual gestão.
Como é difícil admitir um bom trabalho feito pelo Presidente Andres Rueda. A base foi reformulada, hoje temos boas promessas e alguns talentos indiscutíveis. Se tem bons jogadores garimpados em outras gestões que estão no elenco atual, mostra o mérito dessa gestão em fazer a análise correta de quem deveria sair e quem deveria ficar, conforme falou o Presidente, que dispensou 150 atletas. Mais uma vez parabéns ao presidente Rueda.
A gestão Ruedas melhorou a base, isto é fato, muitos destes jovens irão prospectar, terão sucesso, tornarão ativo do clube!
A base sempre foi orgulho de todos os santistas, é algo mágico, inexplicável, essa relação entre torcida e jogadores formados na base!
Não vejo melhora pois as gestões não continuaram com os ex jogadores como juary entre outros que observavam os meninos esses scout que agora parece erva daninha não entendem nada são apenas interlocutor de empresários não podemos esquecer que esses scout do Santos trouxeram carbarajal entre outros então não podemos dizer que a gestão Rueda é boa…. pois tem mais erros do que acertos…. vejamos renovaram o contrato do Camacho compraram o zanocello trouxeram o Nathan Bruno Oliveira….o último grande jogador revelado na base e o Rodrigo…..
Marcos Leonardo Angelo Lucas Barbosa Rwan Seco tailson Pirani sandry balieiro tirando o Marcos Leonardo e o Ângelo que da pra vender bem o resto pode dispensar negociar ou emprestar
O Odair tem que subir o ivonei o volante Balão o Miguelito o resto da base que ganhou o paulista ainda não tá pronta
A verdade que a diretoria precisa fazer um limpeza geral
Jobson William Maranhão raniel Felipe Cardoso Pirani Alanzinho tailson Wagner palha entre outros Sanchez pode aposentar e fazer parte da gestão do clube e um jogador agregador que ama o Santos a instituição Santos precisa de pessoas assim que realmente gostem do clube….e por favor torcedores associados e conselheiros do Santos vamos acabar com esse comitê de gestão que é um câncer no futebol do Santos futebol pessoas que nada entendem de futebol tirando o shalcmam onde ele emprestou dinheiro pra que pudemos tirar a restrição do transfer esse sim faz falta no comitê pois sempre pensou no clube não em seu próprio ego como e a maioria dos envolvidos na gestão do futebol do Santos