Santos tenta ficar na segunda colocação do grupo (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos recebe o Newell’s Old Boys (Argentina) nesta terça-feira (06), às 21h30min, na Vila Belmiro, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Na terceira colocação do Grupo E com 4 pontos, a equipe do técnico Odair Hellmann não tem mais chance de classificação direta para as oitavas de final.

Para tentar uma vaga no mata-mata, resta a possibilidade de ficar na segunda colocação da chave e jogar play-off contra um dos terceiros colocados que caem na fase de grupos da Copa Libertadores. O Peixe, inclusive, pode inscrever novos atletas para a disputa dessa partida que poderá dar uma vaga nas oitavas.

Para ficar com a vaga, o Santos precisa vencer suas partidas e torcer por um tropeço do Audax Italiano (Chile), que atualmente é o segundo colocado do grupo, com 7 pontos. O time argentino é o líder com 12 pontos. O Peixe recebe o Old Boys nesta terça e o Blooming (Bolívia), lanterna da chave com nenhum ponto somado, na quinta-feira (29).

Invicto na Vila Belmiro, a equipe precisa vencer as duas partidas e chegar a 10 pontos. Nesse cenário, o Audax Italiano precisa perder seus dois jogos (ficando com 7 pontos e o Santos com 10) ou perder um e empatar o outro (ficando com 8 pontos e o Santos com 10). O time chileno duela contra o Blooming nesta quarta-feira (07) e contra o Old Boys no dia 29, ambos fora de casa.

Se ganhar um e perder outro, ambos ficam com 10 pontos e a decisão vai para o saldo de gols. Hoje, a vantagem é do time chileno, que tem 2 gols de saldo enquanto o Peixe tem saldo negativo de 1.

Se o Santos vencer uma partida e empatar a outra, vai somar apenas 4 pontos e chegar a 8 pontos. Nessa situação, precisa torcer para o Audax perder as duas partidas e permanecer com 7 pontos. No pior dos casos, o time chileno pode empatar uma e perder a outra, os times empatam em 8 pontos e a decisão também iria para o saldo de gols.

Se o Santos perder um dos jogos, só poderá se classificar em caso de duas derrotas do Audax Italiano. Nesse caso, ainda teria de descontar a diferença no saldo de gols.

Leia também: