O Santos contratou um técnico de ponta, reconhecido mundialmente, com títulos importantes no currículo e gastará menos do que gastaria com Abel Braga, a primeira opção definida pela diretoria santista. Os valores oferecidos a Abel Braga chegaram na casa dos 800 mil reais, enquanto o contrato firmado com Sampaoli deve ficar na faixa dos 700 mil.
Somando a comissão técnica que Sampaoli deve trazer, ao menos um preparador físico e um auxiliar técnico, o pacote deve beirar 1 milhão de reais. Além disso, o treinador argentino é muito criterioso com o departamento de análise de desempenho e prospecção de atletas. Ele já manifestou interesse de conhecer pessoalmente a estrutura do Santos e estuda pedir a contratação de mais profissionais.
A novela pela escolha do novo treinador durou 20 dias desde o anúncio da saída do ex-técnico Cuca, por motivos de saúde, e teve Abel Braga e Ariel Holan como nomes mais fortes. Quando Abel indicou que aceitaria a proposta do Flamengo, o Peixe foi atrás do argentino do Independiente e chegou a ter o negócio encaminhado, mas fez uma tentativa por Sampoli e recebeu sinal positivo. Assim, priorizou o ex-técnico da seleção argentina.
Jorge Sampaoli tem 58 anos e ficou interessado no convite do Santos principalmente pelas filosofias do clube: futebol ofensivo e vistoso, apoiado principalmente nas categorias de base. Para treinar o Peixe, o comandante rejeitou uma proposta do Atlanta United, dos Estados Unidos.
O argentino teve brilhante passagem pela La U, do Chile, conquistando a Copa Sul-Americana e levando o técnico a seleção chilena, onde foi campeão da Copa América. Depois o treinador teve boa passagem pelo Sevilla, da Espanha, e foi convidado a dirigir a seleção argentina na Copa do Mundo deste ano, quando acabou fracassando. Sampaoli chega neste sábado para definir os últimos detalhes e assinar contrato que deve ter dois anos de duração.
Uma ótima escolha e se chegar, vai agregar muito ao trabalho e estrutura no Santos, além da atenção mundial que proporcionará, e que o Peixe tanto merece. Porém, com tantas idas e vindas dessa administração, só acredito, quando ele estiver trabalhando por aqui. Vamos torcer para que se concretize, caso contrário, a chacota será mundial também!