Segundo o técnico, Everson chegaria para repor a iminente saída de Vladimir (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos segue em busca de um goleiro que atenda a demanda do técnico Jorge Sampaoli e saiba jogar com os pés. O estilo de jogo do treinador, que busca incessantemente ter a posse da bola, obriga todos os atletas a terem bom passe e o argentino não via essa qualidade em Vanderlei, mas o panorama mudou após o primeiro teste.

No amistoso contra o Corinthians, o camisa 1 do Peixe foi muito acionado na criação de jogo e não decepcionou. O próprio Sampaoli viu que o atual goleiro tem capacidade para atender o que o argentino pretende.

“A explicação tem a ver com sistema e estilo de jogo. Se podemos somar a capacidade de Vanderlei com seu jogo com os pés, para que a construção de início de jogo com o goleiro, que é fundamental, bem-vindo seja. Se não der certo, temos que ter alternativa com quem nos dá essa chance. Estou animado para que eles nos dê essa chance. Ele (Vanderlei) evita gols dos rivais, há que somar essa capacidade, que melhore treinando. Estamos trabalhando nisso, para que ele ajude a equipe nessa faceta e animados por isso. Quando chegamos ao clube, vi algum potencial em Vanderlei que nos podia gerar a um estilo de jogo a melhora de todos os dias”, explicou Sampaoli em entrevista coletiva.

Mesmo assim, o Santos ainda pressiona o Ceará pela contratação do goleiro Everson. Na noite da última quinta-feira, o técnico Lisca admitiu em entrevista coletiva após a vitória por 5 a 0 que tirou o atleta da partida porque a negociação com o Peixe está próxima de ser concretizada. Segundo Sampaoli, Everson vem para ser opção e a procura por um goleiro se dá pela iminente saída de Vladimir.

“Vanderlei é titular, tem todas as chances de ser titular porque demonstrou sua capacidade. Temos que somar ao seu jogo, mas hoje não o vejo sem ser titular. Durante o ano, veremos, mas hoje não me imagino em curto prazo dando lugar a outro. Há a possibilidade concreta de Vladimir sair, temos necessidade de outro goleiro. E escolhi esse nome (Everson). Se não fosse o Vladimir sair, não falaríamos de outro goleiro. A iminente saída de Vladimir gera a iminência de outro goleiro”, afirmou o treinador.

Vladimir não foi inscrito no Campeonato Paulista e já teve várias propostas rejeitadas pelo Santos, que preferiu segurar seu reserva imediato. O último clube interessado em contar com o jogador foi o América-MG. Com Vanderlei no gol e João Paulo no banco, o Santos estreia no estadual neste sábado, às 17h, contra a Ferroviária, na Vila Belmiro.