Luan Peres teve passagem pelo Santos entre 2019 e 2021 (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos acertou a contratação de Luan Peres e corre contra o tempo para tentar registrar o zagueiro no BID (Boletim Informativo Diário) nesta segunda-feira (02). É o último dia da janela de transferência e o Peixe conseguiu ‘fechar’ com o defensor em contato direto com o empresário nesta tarde. A informação foi publicada inicialmente pelo De Olho do Peixe.

A expectativa é de um contrato por quatro temporadas e ele receba um salário dentro do ‘teto salarial’ nesta reta final de Série B. Visando um 2025 na elite do futebol brasileiro, o valor terá um aumento. O jogador estava na mira do Vasco. Já o Alvinegro quase trouxe outro zagueiro, Riccieli, do Famalicão (Portugal), que não gostou das metas que teria de cumprir para ser comprado em definitivo.

Leia também: Santos oficializa a contratação do atacante Yusupha Njie

Luan Peres fará a segunda passagem pelo Santos. Em 2019, foi contratado pelo clube sob o comando do técnico argentino Jorge Sampaoli. Ele demorou para ter uma sequência, já que os titulares na época eram Gustavo Henrique e Lucas Veríssimo. Na ausência de um dos dois, Felipe Aguilar jogava.

No ano seguinte, ganhou a vaga após as saídas de Gustavo, para o Flamengo, e Felipe Aguilar, para o Athletico-PR, e logo ‘caiu’ nas graças da torcida. Em pouco tempo, o zagueiro se tornou titular absoluto, um dos líderes da equipe e atuando até como lateral-esquerdo durante os jogos.

Por chegar na fase final da Libertadores, foi comprado em definitivo do antigo clube, o Brugge (Bélgica), e havia assinado uma renovação até fevereiro de 2025. Na época, o Peixe pagou cerca de 3 milhões de Euros (cerca de R$ 20 milhões). Disputou 90 jogos, deu duas assistências, e foi titular na campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores de 2020.

Em julho de 2021, o Alvinegro vendeu o atleta ao Olympique de Marseille (França) em operação casada com a Doyen, resolvendo um problemas financeiros mais críticos do clube na última década. Contraída em dezembro de 2013, para a chegada de Leandro Damião, a dívida passou os últimos sete anos sem resolução.

Depois da equipe francesa, estava atuando pelo Fenerbahçe (Turquia). Ele sofreu uma lesão de LCA ainda na reta final de 2022 e retornou aos gramados recentemente. Foram apenas três jogos pelo UECL Quali no início da temporada europeia neste meio de ano. Luan Peres será o quinto reforço do Santos na janela de meio de ano.

O Santos jpá anunciou o goleiro Renan, os atacantes equatoriano Billy Arce e Wendel Silva e deve ter o anúncio do meia-atacante uruguaio Laquintana nas próximas horas. Neste ano, o Departamento de Futebol do Santos contratou o goleiro Gabriel Brazão, o zagueiro Gil, os laterais Hayner, Aderlan, Rodrigo Ferreira e Escobar, os volantes Diego Pituca e João Schmidt, os meias Giuliano e Patrick, Serginho e os atacantes Otero, Willian Bigode, Guilherme e Pedrinho.

O Peixe ainda devolveu o lateral Jorge e rescindiu com o meia Cazares e o atacante Marcelinho.