Dodô não foi utilizado pelo Santos neste ano (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos acertou a rescisão amigável com o lateral-esquerdo Dodô. Fora dos planos, o jogador tinha vínculo até o fim de 2025. O Departamento de Futebol já havia proposto uma quebra de contrato recentemente com o lateral, mas o atleta recusou na última hora e voltou então a treinar entre os ‘afastados’ do ‘Grupo B’.

Neste ano, Dodô foi oferecido ao Grêmio, São Paulo e até em uma troca com o Goiás pelo goleiro Tadeu, mas nenhuma das negociações caminhou. Por não jogar, o lateral virou um problema de custo-benecífio no Santos, uma vez que recebe um salário alto.

Dodô chegou ao Alvinegro em julho do ano passado. Foi importante na briga contra o rebaixamento no Brasileirão, sendo utilizado até como zagueiro pelo técnico Marcelo Fernandes, mas desfalcou o time na reta final com dores no joelho. Na reapresentação para a temporada 2024, o atleta foi informado que não faria parte dos planos para o ano e ficou afastado no ‘Grupo B’.

Porém, com problemas na lateral-esquerda, ele foi reintegrado e inscrito na Lista A do Paulistão. Ele ficou no banco em três jogos no estadual, mas não entrou diante a Portuguesa, pelas quartas de final, Red Bull Bragantino, na semifinal, e Palmeiras, na ida da final.

Leia também: Com gol de Andrey, Santos vence Criciúma na terceira rodada do Brasileiro de Aspirantes

Durante esse período, o Santos viu Felipe Jonatan ir ao Fortaleza, Kevyson sofrer uma lesão de ligamento cruzado anterior, Jorge ser devolvido de empréstimo e Souza se machucar. Com dificuldades pelo lado, Hayner, originalmente lateral-direito, se consolidou pelo lado esquerdo e depois veio a contratação de Escobar.

Mesmo com poucas opções na lateral durante a temporada e até Transferban em alguns momento, Dodô não jogou. Hoje, Escobar é o dono da posição, Hayner e Rodrigo Ferreira podem ser improvisados e ainda tem Souza, da base. Dodô ficou até de fora dos jogos-treino contra Portuguesa Santista, Juventus da Mooca, EC São Bernardo e Água Santa, duelos que a comissão santista tem utilizado jogadores com menor minutagem.

Ele também não foi relacionado para a disputa da Equality Cup, no Catar, competição que o clube levou garotos do Sub-20 e jogadores que não vinham sendo utilizados pelo principal. O lateral teve uma primeira passagem no clube em 2018, por empréstimo, quando se destacou atuando em 6 jogos pelo Paulistão, 3 pela Copa do Brasil, 6 pela Libertadores e anotou um gol em 36 partidas pela Série A do Brasileirão.

Já no ano passado, foram apenas 18 jogos no Campeonato Brasileiro. Agora, ele deve encerrar a relação com o Santos somando 69 partidas, um gol e nove assistências. Atualmente, Dodô tem 32 anos.