Miguel já está no Brasil e treina no CT Rei Pelé (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O meia-atacante Miguelito voltou aos treinos no CT Rei Pelé, mas o retorno aos jogos ainda é incerto. Ele foi liberado pelo Peixe e ficou quase 15 dias na Bolívia para acompanhar o sepultamento da mãe, Mary Giovana Acuña Andia, que faleceu vítima de um câncer na barriga.

Perder a mãe, por si só, já é alto terrível, mas a forma com que tudo aconteceu piorou a situação. Aos 42 anos, Mary Giovana descobriu o câncer e menos de uma semana veio a falecer. Ela esteve presente na Vila Belmiro na conquista do Campeonato Paulista Sub-20, em novembro de 2022. Miguelito passa por tratamento psicológico com terapeutas do clube.

Outro problema que fez o Santos segurar o retorno do meia-atacante é o trauma sofrido no joelho esquerdo, no Campeonato Paulista Sub-20. Miguelito chegou a viajar com o elenco profissional para pré-temporada em Atibaia, e trabalhava a parte física para retornar.

Com todos os problemas envolvidos, Miguelito precisa retomar aos processo organizados pela preparação física do clube, além de fortalecer a parte muscular.

O meia boliviano dividia suas atenções entre o futebol profissional e juniores na temporada passada. Miguelito se tornou o atleta estrangeiro mais jovem a disputar uma partida no Campeonato Brasileiro. Com 18 anos, cinco meses e 16 dias, ele desbancou o recorde que era do meia Manuel Lanzini, à época no Fluminense, que estreou aos 18 anos e seis meses.

Ele chegou ao Brasil no final de 2018 e se destacou em uma Copinha Sub-14, promovida pela Federação Paulista. Em 2019, também chamou a atenção na Copa Nike Sub-15. Por não estar registrado pelo clube, ele não pode participar de competições oficiais, como o Paulista e o Brasileiro.

Miguel finalmente assinou seu primeiro contrato com o clube quando completou a maioridade em abril, após quatro anos de espera. A FIFA proíbe transferências internacionais de menores de 18 anos. No entanto, apenas com a abertura da janela pôde vestir a camisa do Peixe oficialmente.

Leia também: