Fabio Carille ao lado do novo presidente do Santos, Marcelo Teixeira (Crédito: Reprodução)

O Santos anunciou o técnico Fábio Carille para comandar o clube na temporada de 2024. O treinador assinou o contrato nesta terça-feira (19) por uma temporada com opção de renovação por mais uma. Ele terá a disputa do Campeonato Paulista e em busca do objetivo de retornar com o Peixe à elite da Série A.

Carille estava no V-Varen Nagasaki, da segunda divisão do Japão, e no primeiro contato do Peixe havia recusado o retorno ao Brasil. No entanto, o treinador mudou de ideia depois de uma ligação do Marcelo Teixeira, que ofereceu um projeto de médio a longo prazo e destacou a importância do treinador para a reconstrução do clube.  Em suas redes sociais, o presidente eleito do Peixe destacou o acordo com Carille.

“Demos início à reconstrução do Santos. Fabio Carille será nosso comandante no caminho de volta às conquistas e dias de alegria, a partir do começo de 2024. Em sua segunda passagem pelo Santos e com ótimo histórico, Carille chega com a função de rever e redefinir o elenco dentro das normas e diretrizes que estão implementando”, escreveu Teixeira.

O maior impasse foi a negociação da multa com o clube japonês, no valor de 1,5 milhão de dólares (R$ 7,3 milhões), considerado fora da realidade do clube. Com a ajuda do empresário do treinador, Paulo Pitombeira, o Santos negociou a multa com o V-Varen Nagasaki para realizar o pagamento de forma parcelada.

O técnico, inclusive, já está trabalhando na construção do elenco para 2024. Ele aprovou todas as negociações atuais do Santos, como as de Willian Bigode, Otero e entre outros.

Fábio Carille teve passagem na Baixada Santista entre setembro de 2021 a fevereiro de 2022. O técnico assumiu o Santos na returno do Brasileirão do ano retrasado e evitou um rebaixamento naquele ano. Foram 7 vitórias, 7 empates e 6 derrotas. Na sequência, ficou para a fase de grupos do Paulista na qual somou 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Foi demitido e revelou problemas com Dracena, executivo do clube na época.

Leia também: