O presidente Andres Rueda participou da reunião de criação da Liga de Clubes (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O presidente do Santos, Andres Rueda, assinou o documento de criação da Liga de Clubes em reunião em um hotel em São Paulo na manhã desta terça-feira. América-MG, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro também assinaram o documento com a Codajas Sports Kapital. A Liga de Clubes prevê uma união entre os times para a organização do Campeonato Brasileiro.

Nesta terça-feira, participaram Flamengo, Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, com a carta-convite assinada por esses clubes, que estão mais alinhados a uma proposta de criação da liga formada pela empresa Codajas e pelo banco BTG, além de todos os representes dos clubes da Série A exceto Cuaibá e Juventude. Da Série B, os representantes de Cruzeiro, Guarani, Ponte Preta, Sport e Vasco.

“Os 40 clubes são a favor da criação da liga. Agora é só acertar as arestas e dia 12, com certeza, será uma grande festa na CBF”, afirmou o presidente Rueda.

Ainda existem divergências sobre a criação da Liga em relação aos contratos de TV e a divisão dos recursos. Uma nova reunião deve acontecer na próxima semana na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A ideia da criação da Liga surgiu em junho do ano passado e desde então tem movimentado também investidores com propostas de parceria.

Há dois blocos que possuem ideais diferentes em relação à Liga. América-MG, Atlético-GO, Athletico-PR, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Goiás e Juventude, que formam o “Forte Futebol”, e o lado Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras e Flamengo.