Santos bateu o América-MG neste sábado, na Vila Belmiro (Divulgação)

O Santos entrou em campo na noite deste sábado (29) para enfrentar o América-MG na Vila Belmiro em busca da primeira vitória no Brasileirão 2023. E conseguiu: 3 a 2, de virada, com direito a uma ajudinha da lei do ex e uma dose extra de emoção.

O América-MG saiu na frente ao aproveitar uma bobeira coletiva da zaga do Peixe, mas Mendoza, aproveitando jogada brilhante de Soteldo, e Eduardo Bauermann, ainda no primeiro tempo, fizeram 2 a 1.

Na etapa final, o América chegou a empatar novamente, mas Marcos Leonardo, cobrando pênalti marcado com o auxílio do VAR, fez o terceiro e decretou a virada.

O Peixe ainda perdeu Bauermann, expulso nos acréscimos, e viu o goleiro João Paulo a operar um milagre em cobrança da falta que gerou a expulsão para garantir os três pontos.

O Alvinegro agora vira a chave e passa a focar na Copa Sul-Americana, competição na qual somou quatro pontos nos dois primeiros jogos. O Peixe volta a campo na terça-feira (2) para enfrentar o Newell’s Old Boys, às 21h30 (de Brasília), na Argentina.

O jogo

O Santos começou o jogo tentando controlar as ações do meio-campo, mas logo aos 8 minutos, após a bola ficar passeando pela área, Nathan permitiu o cruzamento da direita, Bauermann não chegou e Alê se antecipou a Lucas Pires para abrir o placar: 1 a 0.

O gol abalou um pouco o Santos, mas em um lance que misturou raça e habilidade, Soteldo brigou pela bola na esquerda, ganhou do zagueiro com um drible curto e encontrou Mendoza, que deixou tudo igual aos 18 minutos: 1 a 1.

A virada veio com gostinho de lei do ex e um toque de emoção, já que a arbitragem demorou um pouco para aguardar o VAR e, enfim, confirmar o gol do zagueiro Eduardo Bauermann, marcado aos 40 minutos: 2 a 1.

Segundo tempo

O Peixe voltou para o segundo tempo desligado, e logo aos 4 minutos, após bobeada dupla de Nathan, que ficou apenas olhando Everaldo, levou o gol de empate.

O time de Minas quase estragou a festa da torcida ao empatar o jogo no segundo tempo, após mais uma bobeada do sistema defensivo, mas aos 24 minutos Mendoza, o melhor do time neste sábado, brigou pela bola e foi derrubado dentro da área. O VAR recomendou a revisão e, na cobrança do pênalti, Marcos Leonardo deu números finais ao jogo: 3 a 2.

O Peixe ainda perdeu Bauermann, expulso nos acréscimos, após falta na entrada da área.

O próximo compromisso alvinegro pelo Campeonato Brasileiro fechará a trilogia mineira. O time vai até Belo Horizonte no sábado (6) para encarar o Cruzeiro, a partir das 16 horas (horário de Brasília).

FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 2 AMÉRICA-MG

Data e hora: 29 de abril de 2023, domingo, às 18h30
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA-RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
Árbitro de vídeo: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Dodi, Nathan, Rodrigo Fernández (Santos), Éder, Everaldo, Alê (América-MG)
Cartão vermelho: Eduardo Bauermann (Santos)

GOLS: Alê (0 x 1), aos 8, Mendoza (1 x 1), aos 18, Eduardo Bauermann (2 x 1), aos 40 minutos do 1º tempo, Everaldo (2 a 2), aos 4, Marcos Leonardo (3 x 2), aos 23 minutos do 2º tempo.


SANTOS: 
João Paulo; Nathan (Gabriel Inocêncio), Messias, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Dodi (Alison) e Lucas Lima (Ed Carlos); Mendoza (Ângelo), Marcos Leonardo e Soteldo (Daniel Ruiz). Técnico: Odair Hellmann


AMÉRICA-MG: 
Cavichioli; Arthur (Nino Paraíba), Maidana, Éder e Marlon (Danilo Avelar); Juninho, Alê e Benítez (Emmanuel Martinéz); Everaldo, Matheusinho (Felipe Azevedo) e Aloísio (Mikael). Técnico: Vagner Mancini