Neymar visitou a Vila duas vezes em 2024 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos utilizou suas redes sociais para comemorar o retorno de Neymar aos campos. O atacante voltou a jogar nesta segunda-feira (21), na vitória do Al-Hilal sobre o Al-Ain por 5 a 4, pela Champions League da Ásia. Ele entrou em campo aos 31 minutos do segundo tempo, após mais de um ano afastado por uma lesão no joelho.

Em mensagem, o clube destacou a importância de Neymar para a torcida santista e relembrou o vínculo que ele mantém com o Peixe.

“Foram mais de 12 meses longe dos gramados, com uma saudade imensurável de voltar a fazer o que tanto ama. Neymar não é apenas craque. Não é apenas gênio. Neymar é sinônimo de alegria no futebol. Seu retorno é a felicidade de milhões de torcedores ao redor do mundo. E, quando o assunto é torcedor, a nação santista tem um sentimento incomparável. Um vínculo mais que especial com o melhor jogador brasileiro dos últimos anos. É bom te ver de volta, eterno Menino da Vila. Vai pra cima deles!”, disse o Santos.

A lesão que afastou Neymar aconteceu há um ano, durante uma partida da seleção brasileira contra o Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O jogador sofreu uma ruptura no ligamento cruzado do joelho esquerdo e precisou passar por cirurgia, o que o manteve longe dos gramados por 12 meses.

Neymar tem 225 partidas e 136 gols marcados pelo Santos. Além da conquista de Campeonato Paulista (2010, 2011 e 2012), Copa do Brasil (2010), Taça Libertadores (2011) e Recopa Sul-Americana (2012). Depois de uma transferência polêmica para o Barcelonha (Espanha) em 2013, Neymar se afastou do Santos e se reaproximou nos últimos tempos.

Em 2023, visitou a Vila Belmiro e acompanhou o empate com o Audax Italiano sem gols pela Sul-Americana. Foi o retorno na Vila após dez anos. Ele acompanhou a partida nos camarotes, vestiu uma camisa Retrô do clube em homenagem ao Pelé, desceu ao gramado, tirou fotos com o elenco no vestiário, atendeu Sereias e garotos da base.

Em dezembro, publicou uma mensagem de apoio ao Santos após o inédito rebaixamento e ainda pediu ao novo presidente eleito, Marcelo Teixeira, guardar a camisa 11 até o retorno à Baixada Santista. No mesmo mês, durante o Cruzeiro ‘Ney em alto Mar’, brincou com a possibilidade de comprar o clube.

Já neste ano, publicou uma foto nas redes sociais acompanhando o clássico contra o Palmeiras no último dia 28 de janeiro. Em fevereiro, retornou a Vila e acompanhou a vitória no clássico contra o Corinthians por 2 a 1 também pelo Paulistão. Na ida na final do estadual contra o Palmeiras, voltou novamente ao estádio e levou o troféu ao gramado.

Em entrevistas recentes, reforçou que vai cumprir a promessa de um dia retornar ao Peixe. O Neymar Pai afirmou em entrevista que vê o retorno do Peixe ao Peixe como inevitável.