Santos viu ‘boom’ nas redes sociais com retorno de Neymar (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)

O Santos comemorou o crescimento do clube nas redes sociais após o retorno do meia-atacante Neymar Jr. O Departamento de Marketing traçou uma estratégia antes da volta do jogador e reformulou as mídias. Desde então, o Peixe atingiu um crescimento recorde no continente e é o terceiro maior time do Brasil em alcance digital.

“Tínhamos a equipe digital mais talentosa entre os times brasileiros. O que precisávamos melhorar eram os processos internos e redefinir as estratégias, à medida que o Santos garantia sua volta para a Série A. Focamos bastante em conteúdos verticais para atingir o público jovem. Com a volta do Neymar Jr, essa estratégia se mostrou muito acertada. Estávamos preparados para gerenciar o ‘boom’ de audiência que se seguiu”, explicou Armênio Neto, Gerente de Marketing.

No primeiro trimestre do ano, foram quase 10 milhões de novos fãs no período, mais do que a soma de Flamengo e Corinthians, times mais populares do país, durante o ano passado, segundo dados do IBOPE Repucom. Os números alcançados tornam o Alvinegro o terceiro maior clube brasileiro em alcance digital, com quase 24 milhões de fãs, superando os rivais Palmeiras e o São Paulo.

Embora tenha explodido com o movimento da vinda do craque, o aumento é fruto da reformulação das redes sociais desde a última temporada. Mesmo com o orçamento restrito, a equipe de Marketing identificou pontos de melhoria e reorganizou processos, passando a investir em conteúdos mais criativos e voltados para o público mais jovem, além de apostar no alto poder de alcance dos vídeos verticais.

Leia também: Leandro Zago se despede do Santos e é oficializado no Sub-20 do Atlético-MG

Como resultado da reformulação, o Instagram santista dobrou, saltando de 3,5 milhões para 7,4 milhões, e o perfil no TikTok quase triplicou, saltando de 2,1 milhões para 6,5 milhões. No Facebook, 1,2M de novos seguidores. E no canal oficial do Youtube, quase 50M de visualizações e mais de 200 mil novos inscritos.

“Desde que bem trabalhado, o bom alcance das nossas redes sociais é fundamental para a visibilidade e exposição do clube. Estamos investindo nessa área desde o início da gestão, pois sabemos o quanto é importante apresentarmos grandes números nas mídias, principalmente pensando em oportunidades comerciais. É um resultado que traz otimismo para o seguimento da temporada e o futuro da administração”, celebra Marcelo Teixeira, presidente do Santos.

De janeiro a março de 2025, o Peixe fez aproximadamente 7 mil publicações. O clube registrou um aumento de 7,58% na taxa de engajamento, com cerca de 8 mil comentários e compartilhamentos e mais de 2 bilhões de visualizações no geral. Os números constam em relatório elaborado pelo departamento de marketing do clube, que analisou os perfis da instituição no X (antigo Twitter), Threads, TikTok, Youtube, Instagram e Facebook.