Jair desfalca o Santos na estreia da Série B (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O Santos confirmou o desfalque do zagueiro Jair contra o Paysandu neste sábado (20), às 16h30min, na Vila Belmiro, pela estreia da Série B do Campeonato Brasileiro. O defensor teve uma lesão muscular na posterior da coxa esquerda e evoluiu, mas ainda não fica à disposição do técnico Fábio Carille na primeira rodada.

“O zagueiro Jair teve uma lesão muscular leve na posterior da coxa esquerda. Ele já iniciou tratamento no CEPRAF, apresentou evolução, mas não ficará à disposição do técnico Fábio Carille para a estreia do Santos FC contra o Paysandu. Apresentando evolução satisfatória, o atacante Willian Bigode iniciou transição no gramado acompanhado pela fisioterapia do Santos FC, ainda sem contato com bola. Em fase final de reabilitação pós-cirurgia de lesão ligamentar, os meio-campistas Alison e Sandry estão fazendo trabalhos de transição física no gramado do CT Rei Pelé”, atualizou o clube em nota sobre os jogadores do Departamento Médico.

Atualmente, a comissão técnica de Fábio Carille tem Gil e Joaquim na zaga titular. O Menino da Vila tem entrada como opção, Messias foi emprestado ao Goiás e tem Alex, recuperado de uma fratura no tornozelo, e Leo Zabala, recuperado de lesão de LCA, à disposição também no elenco.

Nesta temporada, o defensor reestreou pelo Peixe na vitória sobre a Internacional de Limeira por 3 a 2, na Vila Belmiro, pela 12ª e última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista, no dia 9 de março. Depois, entrou diante a Portuguesa nas quartas de final do Paulistão no fim do empate sem gols e converteu o pênalti que deu a classificação ao Alvinegro.

Foram dois jogos na temporada, mas a expectativa do Santos é renovar com Jair. O Santos entende que o jogador é uma das joias do time e quer contar com o retorno esportivo do atleta, criando identificação com o clube antes de uma saída para fora e visando um retorno financeiro maior. Ele tem vínculo até 15 de junho de 2025 e poderia assinar um pré-contrato com outro clube ao final do ano.

Jair já havia estreado pelo profissional do Peixe no fim do ano passado, mas precisou passar por um procedimento de reequilíbrio muscular no início da temporada e voltou a ser utilizado no principal. Ele foi inscrito na Lista B do Paulistão, ganhou massa muscular e igualou a força das pernas antes da reestreia.

O Menino da Vila estava com um desequilíbrio muscular, uma perna mais forte que a outra, depois da lesão de ligamento cruzado anterior e no menisco do joelho direito sofrida em janeiro do ano passado. A lesão em um lance sozinho na derrota do Peixe para o Santo André por 3 a 0, no Bruno José Daniel, em duelo válido pela 3ª rodada da primeira fase da Copa São Janeiro, no dia 11 de janeiro de 2023.

Se recuperando no profissional, o zagueiro fez estreia no principal na vitória do Santos sobre o Goiás por 1 a 0, na Serrinha, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 9 de novembro. O clube brigava contra o rebaixamento e via falta de defensores, por isso a entrada do garoto no time principal e a recuperação atropelada.

HISTÓRICO

Natural de Orlândia (SP), Jair Paula chegou ao clube para o Sub-11 como centroavante, mas depois foi colocado na zaga pela sua estatura e se firmou na posição desde então. Quando estava no Sub-17, ele pulou etapas e foi promovido ao Sub-20 quando assinou seu primeiro contrato profissional em junho de 2021. Com multa rescisória estimada em 70 milhões de euros (R$ 422 mi).

Em 2022, o jogador já havia sido destaque no vice-campeonato do Peixe na Copinha participando dos nove jogos. Pelo Brasileiro da categoria participou de seis jogos e foi importante na campanha do título do Paulista Sub-20 atuando em 23 confrontos. Ele chegou a descer para reforçar o Sub-17 em confronto direto pelo Brasileiro e ficou no banco time principal diante o Fluminense, Coritiba e Botafogo. Antes da lesão, já estava na expectativa de ser utilizado no time principal.

Leia também: