O Santos contratou o meia Antonny Martins para o Sub-17. O jogador era o camisa 10 do Azuriz, do Paraná, na categoria e aguarda a regularização no BID (Boletim Informativo Diário). Depois, poderá estrear pelo Peixe no Campeonato Paulista da categoria. Até agora, a equipe do técnico Elder Campos chega a nove reforços.
Tem novo clube para nosso #MeninoDaGralha, Antonny Martins.
Nosso camisa 10 da equipe Sub-17 foi para o Santos em definitivo para disputa do Campeonato Brasileiro da categoria. Desejamos muito sucesso na nova caminhada, estaremos sempre na torcida!#AzurizFC #NovoClube #Santos pic.twitter.com/CPwvdpRPuU
— Azuriz (@AzurizOficial) April 9, 2024
Apesar de chegada, foram mais duas saídas. Do atacante Pablo Souza, também do Sub-17, que teve o contrato liberado no BID. Ele havia chegado ao Alvinegro em setembro do ano passado e teve pouco espaço. Além da rescisão do volante Matheus Ramos, que estava no Sub-20, por decisão do clube.
Natural de Helvecia (BA), Pablo iniciou no Projeto A10 também da Bahia e depois para o VF4, clube do lateral-direito Victor Ferraz, que tem passagem pelo Santos, sediado na Paraíba. Depois do projeto do jogador, passou pelo Bahia onde ficou por um ano e meio antes da chegada na Baixada Santista.
Matheus havia assinado o contrato profissional em setembro de 2023. Natural de Goiânia (GO), ele começou a paixão pelo futebol desde pequeno quando acompanha os jogos do pai e do avô. Iniciou em uma Escolinha na cidade natural, o Projeto Aprimorar, do professor Janilton. Depois passou pelo Corinthians, no Sub-13, e no Cruzeiro, no Sub-16. Havia chego no Santos em outubro de 2021.
São 26 chegadas para a base. Para o Sub-20, cinco jogadores. Nicola Profeta e Alejandro Villarreal ainda não apareceram no BID por falta de comunicação das federações do Brasil e Colômbia. Eles estavam no Deportivo Cali com um contrato profissional e aguardam a resolução do problema.
Na equipe do técnico Orlando Ribeiro tem estadual e Campeonato Brasileiro neste mês. No Sub-17, que também tem Paulista em abril e Brasileiro em julho, são nove contratações. Por fim, no Sub-15, até agora, com treze novos jogadores deve ter durante a temporada ainda a disputa da Copa Nike e outros torneios extraoficiais.
Além disso, da última temporada, foram 32 saídas da base. Alguns estouraram idade e não tiveram contrato renovado, outros pediram rescisão ou foram liberados pela falta de minutagem. Outros jogadores já tinham contrato por terminar.
Veja as contratações do Santos para as categorias de base (27):
- 2004: Fernando Nava
- 2005: João Pedro Constâncio, Alejandro Villarreal (ainda não bidou)
- 2006: Yuri Felipe, Nicola Profeta (ainda não bidou)
- 2007: Fabiano Monroe, Gabriel Paes, Gianlucca Mirto, Gustavo Assis, Nabil Neto, Antonny Martins (ainda não bidou)
- 2008: Henrique Silva, Iago Felipe, Nicolas Augusto
- 2009: Alexsander Castro, Guilherme Araújo, Ian Vicentini, Lucas Camargo, Lucas Pinto, Nathan Rocha, Guilherme Maia, Eder Luan, João Vitor Lima, Luís Amaro, Evandro Melgaço, George Costa, Guilherme Paolini
Veja as saídas da base do Santos (32):
- 2003: Diogo Correia
- 2004: João Inácio, Caio Padovam, Kauan Ferreira, Robert Souza
- 2005: Orlando Neto, Felipe Ferreira, Matheus Ramos
- 2006: Henrique Miranda, Kauã Souza
- 2007: Guilherme Dias, Pedro Diego, Pedro Levi, Asafe Mesquita, Murilo Coutinho, Luís Gustavo, Nicolas Fonseca, Pablo Souza
- 2008: Thiago Brauwer, Weverton Fayfe, Enzo Freitas, Enzo Peres, Lucas Branquinho, Gustavo Justino, Moisés Braga, Victor Emanuel, Davi Lira, Kauá Barbosa
- 2009: Lucas Silva, Harley Matheus, João Amorim, Rian Souza
Leia também:
O estranho disso é que esses jovens não têm oportunidade para jogar. É o caso de Pablo Souza, que veio em outubro, e está sendo liberado justamente porque não jogou. Desse jeito, não adianta ficar trazendo jovens se não derem oportunidade para que joguem.
Não jogou, mas deve ter mostrado o que sabe e o que não sabe nos treinamentos. Na base é dificil dar oportunidade para todos jogadores. Tem que se destacar muito nos treinamentos para justificar
Me parece que a CT e o Gallo estão no caminho certo buscando qualificar as equipes de base e dispensando os mais ou menos. temos que ficar apenas com os acima da média e para cada 5 que trazerem se 1 vingar já está bom demais
Se nos treinamentos o cara não joga bem, não desenrola , não adianta por pra jogar que não vai virar.
O jogador tem que ganhar a confiança do tecnico.
Não deveria ter vindo. O Santos tem que melhorar muito no tipo de jogador que quer para sua ultrapassada base, inclusive esses técnicos. Daí as contratações e efetivação não trariam tantos gastos como tem ocorrido.
Não conheço o jogador, porém espero que tenha um futuro brilhante com a camisa do Santos.
Vale destacar, no entanto, que a base do Santos parece inchada. Contratam, contratam, contratam e dispensam por não jogar ou emprestam para clubes menores. Melhor ter menos jogadores em número, porém de qualidade, do que acumular vários e 99,9% ser dispensado.
Será que há alguma pesquisa sobre a eficiência dos clubes em revelar jogadores? Como por exemplo, 5% da base chega ao profissional e deste percentual, quantos são titulares, reservas ou emprestados, bem como vendidos e o valor. Vou me informar sobre isso.
Se veio em outubro então foi o ruinheda que trouxe…melhor liberar mesmo pq aquele lá não entende nada de futebol.
O problema do Santos é que tem ex-jogador demais nessa base. Só que como treinador, coordenador, gerente etc, nenhum presta.