O Santos acertou a contratação do lateral-direito Gabriel Simples para o Sub-20 por duas temporadas. O jogador veio do XV de Piracicaba, que ficou com 50% dos direitos econômicos do atleta. Aos 19 anos, o garoto aguarda a regularização no BID da CBF para poder estrear na equipe do técnico Orlando Ribeiro.
Em nota oficial, o XV de Piracicaba confirmou a negociação.
“O XV de Piracicaba informa que o lateral-direito Gabriel Simples, 19 anos, jogador DNA XV, teve sua ida ao Santos FC concluída, de forma definitiva, após formalidades contratuais e dentro do novo sistema de transferências de atletas DTMS, obrigatoriedade dos clubes a partir desta janela. De acordo com as tratativas entre as partes envolvidas, o Alvinegro Piracicabano fica com um percentual dos direitos econômicos do jogador, e terá direito (proporcional a essa porcentagem) em caso de uma futura negociação. Além disso, o Santos tem uma opção de compra, válida até o dia 31 de janeiro de 2025, para adquirir outra porcentagem dos direitos econômicos do atleta. Mesmo no caso de o Santos utilizar essa opção, o XV de Piracicaba ainda ficará com uma parte no caso de uma negociação futura”
Com JP Chermont no time principal e a rescisão de Orlando Neto, Gustavo Henrique, capitão e volante do time, e Pedro Hian são as opções da categoria para a posição. Gabriel chega para auxiliar na concorrência. Ele tem 78 kg e 1,90 metro, com passagens pelo Sub-17 do Amparo e no Sub-20 e profissional do XV.
Com a chegada de Gabriel, o Peixe soma agora 45 contratações para a base masculina. Em outro movimento, são 40 saídas das categorias. Alguns jogadores estouraram idade e não tiveram seus contratos renovados, outros pediram rescisão ou foram liberados pela falta de minutagem. Outros atletas já tinham contrato por terminar.
Veja as contratações do Santos para as categorias de base (45):
- 2004: Fernando Nava
- 2005: João Pedro Constâncio, Alejandro Villarreal, Gabriel Simples (aguarda regularização)
- 2006: Yuri Felipe, Nicola Profeta, Gabriel Andrade Martins de Paula
- 2007: Fabiano Monroe, Gabriel Paes, Gianlucca Mirto, Gustavo Assis, Nabil Neto, Antonny Martins, Lucca Amaro, Pedro Henrique Ramos da Conceição, Diego Ferreira da Silva
- 2008: Henrique Silva, Iago Felipe, Nicolas Augusto, Davi Santos
- 2009: Alexsander Castro, Guilherme Araújo, Ian Vicentini, Lucas Camargo, Lucas Pinto, Nathan Rocha, Guilherme Maia, Eder Luan, João Vitor Lima, Luís Amaro, Evandro Melgaço, George Costa, Guilherme Paolini, Luan Valverde Caruso, Nicolas Enzo Moura da Silva
- 2010: Cláudio Gama da Silva Filho, Felipe Gustavo de Jesus Ribeiro, Henrique Santana Braz, Leonardo Luiz de Araújo, Vitor Lopez Gorzelak, João Gumbys, Vinícius Almeida Bachega Casari, Ravi Santos Dorea, Miguel Ângelo, Miguel Messias Moreira, Luís Otávio da Silva Amorim
Veja as saídas da base do Santos (40):
- 2003: Diogo Correia
- 2004: João Inácio, Caio Padovam, Kauan Ferreira, Robert Souza, Luis Eduardo
- 2005: Orlando Neto, Felipe Ferreira, Matheus Ramos
- 2006: Henrique Miranda, Kauã Souza, Rafael Gato, Gustavo Casanova, Tomas Ribeiro Quintino
- 2007: Guilherme Dias, Pedro Diego, Pedro Levi, Asafe Mesquita, Murilo Coutinho, Luís Gustavo, Nicolas Fonseca, Pablo Souza
- 2008: Thiago Brauwer, Weverton Fayfe, Enzo Freitas, Enzo Peres, Lucas Branquinho, Gustavo Justino, Moisés Braga, Victor Emanuel, Davi Lira, Kauá Barbosa, Felipe Quinélli
- 2009: Lucas Silva, Harley Matheus, João Amorim, Rian Souza, Lucca Piacesi, João Avelino, Luís Henrique de Oliveira Amaro
Leia também:
O Santos já já monta um time só com laterais direitos.
Aderlan , JP chermont , Nathan , Hayner , Rodrigo Ferreira , fora os laterais da Base.
Parabéns a Belmirolandia.
Vocês são sensacionais.
Amigo Fernando, não consigo entender por que tantos laterais-direitos.
A base já tem Sub-11, 13, 15, 17, 20… Por que não puxam um do Sub-17 para o Sub-20 ao invés de ficar contratando de fora? Gostam de queimar dinheiro.
Sem contar que saíram QUARENTA jogadores e trouxeram mais QUARENTA E CINCO. É absurdo o que eles têm feito com a base do Peixe.
Futebol é oportunidade, se o garoto for bom vale a pena , independente da quantidade, tomara que já seja indicação do scout, e não de empresário.
Lateral direito de 1,90 m de altura (?!)
Depois de contratar quarenta e tantos jogadores para a base, enfim contrataram um lateral direito para o Sub 20. O Orlando Ribeiro tem improvisado o Gustavo Henrique e o Lenin para jogar na posição, mas os dois já mostraram que não têm futuro jogando como lateral. Boa sorte ao novo contratado (simples e eficiente?).
É pouco crível que o setor de analise tenha “prospectado” o garoto, pois se o Santos FC não faz esse trabalho nem para contratar para o time profissional, como e que se pode esperar que tenham feito algum trabalho em relação aos quarenta e cinco jogadores contratados para a base? Deve ter sido indicação de algum empresario “parceiro”.
Em tempo, o jogador Pedro Hyan citado na matéria tem jogado de lateral esquerdo.