O zagueiro Felipe Aguilar está na expectativa de ser liberado para o clássico contra o São Paulo (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O zagueiro Felipe Aguilar viajou com a delegação do Santos para Sorocaba com a intenção de ficar à disposição do técnico Jorge Sampaoli para a partida desta quinta-feira, contra o São Bento, pela segunda rodada do Campeonato Paulista, mas o jogador não apareceu no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e foi cortado da relação.

Em nota oficial publicada em seu site, o Santos culpou o Atlético Nacional, da Colômbia, pelo atraso no envio da documentação. O Peixe espera que o jogador seja inscrito na CBF nesta sexta-feira para que possa ficar à disposição de Jorge Sampaoli para o clássico de domingo, contra o São Paulo, no Pacaembu.

Confira a nota oficial do Santos

O Santos Futebol Clube informa que cumpriu com todos os procedimentos para a liberação do atleta Felipe Aguilar, como emissão de RNM, CPF, Carteira de Trabalho, envio de documentações e o pagamento no prazo, mas o Atlético Nacional, antigo clube do zagueiro, deixou de apresentar a rescisão do atleta para a Federação Colombiana, além de ter errado a instrução do ITC (Certificado Internacional de Transferência), atrasando assim a inscrição do atleta na Federação Paulista de Futebol.

Toda a documentação do atleta apresentada pelo Santos FC encontra-se já na própria Federação Paulista de Futebol, pendendo somente a liberação do ITC pela Federação Colombiana, motivada pela tardia apresentação de documentação pelo Atlético Nacional.

Por conta desta falta de organização de seu ex-clube, há dois dias a Federação Colombiana não libera o novo ITC, e o atleta, que já foi apresentado no Santos FC, segue ainda inapto para estrear. O Peixe segue cobrando o envio desta documentação para, enfim, formalizar o registro do jogador na Confederação Brasileira de Futebol.