O goleiro João Paulo tenta parar o atacante do Botafogo (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Em uma atuação vergonhosa, o Santos perdeu por 3 a 0 para o Botafogo na noite desta quinta-feira, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e não tem mais chances de conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2023. Lucas Fernandez (2) e Tiquinho Soares fizeram os gols em uma vitória que só não foi maior pela boa atuação do goleiro João Paulo.

Com o resultado, o Peixe segue na 12ª colocação na classificação, com 47 pontos. No domingo, a equipe encerra a participação no Campeonato Brasileiro diante do Fortaleza, na Vila Belmiro.

O jogo

O Botafogo teve a primeira grande chance logo aos três minutos. Lucas Fernandes deu lindo lançamento para Jeffinho, que ganhou de Eduardo Bauermann na corrida, invadiu a área e chutou na saída de João Paulo, mas o goleiro do Peixe fez grande defesa e evitou o gol.

O primeio gol saiu logo aos dez minutos. Lucas Fernandes recebeu na entrada da área, deu um lindo drible em Rodrigo Fernández e chutou colocado, no ângulo do goleiro João Paulo. Foi o primeiro gol dele no Brasileirão.

O Santos teve a primeira chance aos 23 minutos. Nathan recebeu livre na direita e cruzou, Marcos Leonardo subiu entre os zagueiros e cabeceou para o chão, mas a bola bateu no gramado e passou por cima do gol.

O Botafogo teve outra grande chance aos 32 minutos. Júnior Santos fez grande jogada individual na entrada da área, a bola sobrou para Tiquinho Soares, que bateu sozinho, mas João Paulo desviou e a bola explodiu no travessão.

Ainda no primeiro tempo, o Santos teve uma boa chance. Aos 45 minutos, o atacante Ângelo fez boa jogada individual pela direita, invadiu a área e cruzou para trás, Luan pegou de primeira, mas a bola saiu à esquerda do gol de Lucas Perri.

O Botafogo novamente começou melhor o segundo tempo. Aos quatro minutos, Gabriel Pires cobrou falta da intermediária e acertou o travessão.

O segundo gol saiu aos oito minutos. Lucas Fernandes recebeu na área, cortou o zagueiro Maicon e chutou forte para vencer o goleiro João Paulo e ampliar o placar.

O terceiro gol saiu aos 24 minutos. Jeffinho fez grande jogada individual na entrada da área e soltou a bomba, João Paulo rebateu e Tiquinho Soares apareceu sozinho na área para empurrar para o gol.

Aos 43 minutos, João Paulo fez um milagre em chute de Tiquinho Soares e evitou o quarto gol.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 X 0 SANTOS

Data e hora: 10 de novembro de 2022, às 20h00
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Árbitros assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA) (SC) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)

Gols: Lucas Fernandes, 10’/1ºT (1-0), 7’/2ºT (2-0), Tiquinho Soares, 24’/2ºT (3-0)
Cartões amarelos: Gabriel Pires e Hugo (BOT), Carabajal, Camacho, Rodrigo Fernández e Eduardo Bauermann (SAN)
Cartões vermelhos: Eduardo Bauermann (SAN)

BOTAFOGO: Lucas Perri; Daniel Borges (Rafael, aos 34’/2ºT), Adryelson, Cuesta (Joel Carli, aos 40’/2ºT) e Hugo (Saravia, aos 23’/2ºT); Tchê Tchê, Gabriel Pires (Jacob Montes, aos 40’/2ºT) e Lucas Fernandes (Patrick de Paula, aos 34’/2ºT); Júnior Santos, Jeffinho e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro

SANTOS: João Paulo; Nathan, Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández (Jhojan Julio, aos 42’/2ºT), Camacho (Sandry, aos 34’/2ºT) e Carabajal (Tailson, aos 23’/2ºT); Ângelo (Lucas Barbosa, 34’/2ºT), Luan e Marcos Leonardo (Rwan Seco, aos 23’/2ºT). Técnico: Orlando Ribeiro