Lucas Lima tenta escapar da marcação do Ituano no vexame deste domingo (Crédito: Divulgação/SantosFC)

O Santos não se cansa de dar vexames. A equipe presidida por Andres Rueda, com Paulo Roberto Falcão de diretor esportivo e do técnico Odair Hellmann perdeu por 3 a 0 para o Ituano na tarde deste domingo, no estádio Dr. Novelli Jr, em Itu, e foi eliminada na primeira fase do Campeonato Paulista de 2023.

O Santos precisava de uma vitória sobre o Ituano e de um tropeço do Botafogo-SP diante do São Paulo para se classificar para as quartas-de-final. O tropeço da equipe de Ribeirão Preto aconteceu, para deixar a eliminação ainda mais vergonhosa. Fora das quartas, o Peixe está praticamente fora da Copa do Brasil de 2023. A única esperança é entrar (e vencer) a Copa Paulista no segundo semestre.

O Peixe agora enfrenta o Iguatu-CE, quinta-feira, pela Copa do Brasil, na Vila Belmiro. Depois só volta a campo pelo Campeonato Brasileiro, em abril.

O jogo

O Santos começou o jogo no ataque e teve uma chance logo aos dois minutos. O meia Lucas Lima recebeu de Mendoza dentro da área e chutou à direita do gol de Jefferson Paulino.

O Ituano abriu o placar na primeira vez que foi ao ataque. Após cobrança de escanteio da esquerda e disputa na área, Maicon salvou em cima da linha. Na sequência, a bola voltou para a área, João Lucas perdeu a disputa pelo alto, Joaquim falhou feio e o zagueiro Claudinho apareceu livre na área para tirar de João Paulo e fazer o primeiro gol do time da casa.

Mesmo precisando da vitória, o Santos seguiu desligado em campo. Aos 25 minutos, Rodrigo Fernández cochilou, Paulo Victor apareceu sozinho na cara de João Paulo e perdeu um gol incrível. Aos 48, Eduardo Person puxou contra-ataque e deu lindo lançamento para Gabriel Barros, que ganhou de Joaquim e tocou na saída de João Paulo para fazer o segundo gol do Peixe.

O Santos voltou para o segundo tempo com três mudanças. Entraram Nathan, Ivonei Jr e Daniel Ruiz nas  vagas de João Lucas, Rodrigo Fernández e Lucas Barbosa, mas o cenário se manteve o mesmo.

O Ituano, aproveitando a fragilidade do Santos, fez o terceiro com facilidade. Quirino recebeu entre Felipe Jonatan e Maicon e tocou na saída do goleiro João Paulo.

Com 25 minutos do segundo tempo, a maior parte da torcida do Santos deixou o estádio.

FICHA TÉCNICA
ITUANO 3 X 0 SANTOS

Data e hora: 05 de março de 2023, domingo, às 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio Municipal Dr. Novelli Junior, Itu, São Paulo
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira e Mauro Andre de Freitas (SP)
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto (SP)

Gols: Claudinho, aos 18’/1ºT (1-0), Gabriel Barros, aos 48’/2ºT (2-0), Quirino, aos 23’/2ºT (3-0)
Cartões amarelos: André Luiz (ITU) e Dodi (SAN)

ITUANO: Jefferson Paulino; Rai Ramos, Claudinho, Bernardo e Iury; André Luiz (Rafael Pereira, aos 17’/2ºT), Marcelo Freitas (Lucas Siqueira, aos 24’/2ºt), Person (José Aldo, aos 24’/2ºT) e Gabriel Barros (Yago, aos 24’/2ºT); Paulo Vitor e Rafael Silva (Quirino, aos 40’/1ºT). Técnico: Gilmar Dal Pozzo

SANTOS: João Paulo; João Lucas (Nathan, no intervalo), Maicon, Joaquim (Eduardo Bauermann, aos 36’/2ºT) e Felipe Jonatan; Fernández (Ivonei Jr, no intervalo), Dodi e Lucas Lima; Lucas Barbosa (Daniel Ruiz, no intrevalo), Rwan Seco e Mendoza (Lucas Braga, aos 28’/2ºT). Técnico: Odair Hellmann