A equipe de Jair Ventura foi massacrada pelo Grêmio (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos sofreu uma de suas piore derrotas dos últimos anos neste domingo. Em Porto Alegre, o Peixe foi goleado pelo Grêmio por 5 a 1 e ainda teve de ouvir a torcida do time da casa gritar “olé”. É um vexame que pode elevar muito a pressão sobre o técnico Jair Ventura, que tem desagradado a muitos torcedores por causa da postura tímida demais da equipe quando joga fora de seus domínios.

Mais uma vez, o Santos ficou acuado em seu campo em uma partida fora de casa. Durante todo o primeiro tempo, o Grêmio trocou passes nas proximidades da área santista, sufocando o Peixe. Quando recuperava a bola, o time alvinegro a perdia poucos segundos depois.

Não foi surpresa, sendo assim, o primeiro gol do Grêmio, marcado com um chutaço de fora da área de Maicon. Surpresa foi o Santos ter empatado logo na sequência, em seu único lance de ataque na primeira etapa: Jean Mota chutou fraco, mas a bola desviou em Kannemann e “matou” Marcelo Grohe.

No último minuto da etapa inicial, porém, o Grêmio voltou a liderar o placar. A bola foi colocada na área, Alison e Lucas Veríssimo se atrapalharam e Everton teve muito tempo parar dominar e chutar com classe no canto do gol defendido por Vanderlei.

Para desgosto da torcida do Santos, nada mudou depois do intervalo. O Grêmio continuou jogando em seu campo de ataque e o Peixe continuou encolhido. E foi assim até que Maicon, na cobrança de uma falta, marcou o terceiro gol dos donos da casa.

Com dois gols de desvantagem, o Santos finalmente quis sair para o ataque, com a entrada de Copete no lugar de Léo Cittadini. Porém, a equipe continuou inoperante na frente e ficou muito aberta na defesa. Dessa maneira, não foi difícil para o Grêmio marcar o quarto gol, anotado pelo ex-santista André, e o quinto, de Arthur.

FICHA TÉCNICA
Grêmio 5 x 1 Santos
Campeonato Brasileiro – Primeiro Turno
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (PE)
Gols: Maicon, aos 31, Jean Mota, aos 32, e Everton, aos 46 minutos do 1º Tempo; Maicon, aos 9, André, aos 24, e Arthur, aos 30 minutos do 2º Tempo
Cartões amarelos: Ramiro, Lucas Veríssimo, Dodô e Alison

Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura (Madson), Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez (Marcelo Oliveira); Arthur, Ramiro e Maicon; Luan, Everton e André (Jael). Técnico: Rento Gaúcho

Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Alison, Jean Mota e Léo Cittadini (Copete); Eduardo Sasha, Gabigol (Arthur Gomes) e Rodrygo (Vitor Bueno). Técnico: Jair Ventura