O Santos de Jorge Sampaoli tinha uma marca registrada, dita pelo treinador inúmeras vezes em entrevistas coletivas, o “amor pelo balón”. A prioridade para o técnico argentino era manter a posse de bola.
O novo treinador, Jesualdo Ferreira, terá uma proposta um pouco diferente. Nesta sexta-feira, em entrevista ao Canal 11, de Portugal, o técnico falou sobre ter ou não a posse de bola nos seus jogos e deixou claro que pretende utilizar um modelo de jogo parecido com o do Liverpool, da Inglaterra.
“Entre ter a posse de bola e chegar rápido ao ataque, prefiro a segunda opção. Quero a primeira opção? Quero, mas quero isso sem perder a capacidade de chegar rápido ao gol”, afirmou o treinador.
O Liverpool, ao contrário do Manchester City, por exemplo, busca sempre definir as jogadas de forma mais rápida, usando a velocidade do trio Salah, Firmino e Mané, mas sem abrir completamente a mão da posse de bola. Tanto que liderou essa estatística em quase todos os jogos da Premierleague.
Na entrevista desta sexta, o treinador também mostrou conhecer o principal problema do futebol brasileiro: o calendário. Diante disso, ele pretende acelerar a preparação do Santos para a próxima temporada. Jesualdo será apresentado no dia 6 de janeiro.
“Vou começar a temporada no dia 10 e jogar já no dia 22 (Nota do DIÁRIO: A FPF confirmou a estréia do Peixe para o dia 23). A partir daí serão jogos de quatro em quatro dias. Depois tem a Libertadores e o Brasileirão. Como vai ser meu processo de preparação? Primeiro vou fazer uma série de análises dos últimos jogos. Vou mostrar aos meus jogadores o que eles já fizeram, o que está errado e o que está certo. No treino não vou me preocupar muito com aquela fase de cargas altas, de força física. Vou fazer treinos de jogo. Vou potencializar ainda mais aquilo que o time já sabe fazer. Não quero perder tempo com a afinação física”, afirmou o treinador.
Bom saber que o Professor Jesualdo gosta de jogadas rápidas, verticais, sem muitos toques de ladinho. Com relação ao calendário, seria bom imitar o Sampaoli que fez rodízio, que se mostrou correto; pois houve poucos casos de jogadores com problemas musculares.
O velho nao chega a 3 jornada