Com o planejamento para 2019 iniciado, o Santos precisa decidir o que fazer com 13 jogadores que estão emprestados e devem voltar ao clube entre janeiro e julho do ano que vem. Alguns deles são até destaques em seus novos times, já outros…
Rafael Longuine, Matheus Oliveira, Rodrigão e Caju são os destaques. Os dois primeiros fazem parte da boa campanha do Guarani na Série B do Campeonato Brasileiro, ainda sonhando com o acesso. O atacante Rodrigão também disputa a segunda divisão nacional e vem se destacando no Avaí, que está no G-4 dos times que sobem neste momento. Já Caju, no Apoel do Chipre, já anotou três gols e balançou as redes até na Liga dos Campeões.
O Diário do Peixe levantou todas as informações pra você. Confira o status de cada jogador emprestado pelo Peixe:
Caju – Titular do Apoel, fez seis jogos, deu duas assistências e marcou três gols: um na Liga dos Campeões e dois na Liga Europa. Está emprestado até junho de 2019 e tem preço de compra fixado em 1,5 milhões de euros, sendo que o Santos fica com 10% dos direitos econômicos. O vínculo com o Peixe vai até o final de 2019.
Orinho – 31 jogos no ano, um gol, oito amarelos e duas expulsões pela Ponte Preta. Jogador que vem demonstrando potencial, começou o ano bem e ganhou a vaga de titular, mas após duas expulsões acabou perdendo o lugar e vem entrando no segundo tempo para atuar no meio-campo. Emprestado até o final do ano, ele tem contrato até o final de maio de 2019.
Romário – Passou por três clubes no ano e não conseguiu se firmar em nenhum. Romário fez duas partidas pelo Santos e acabou emprestado de volta ao Ceará, clube onde estava antes de assinar com o Peixe. No clube nordestino fez 18 jogos antes de perder a posição e acabar repassado ao Guarani. No Bugre foi relacionado para cinco partidas, mas sequer estreou. Está emprestado até o final do ano e tem contrato até o final de 2022.
Matheus Ribeiro – 5 jogos no Puebla, saiu para o Figueirense, foi titular em 7 partidas e teve uma lesão de grau 3 no adutor da coxa. Só deve voltar no ano que vem. Está emprestado até o final do ano e tem vínculo até o final de 2020.
Fabian Noguera – Começou como reserva do Estudiantes, acabou sendo titular nos últimos jogos. Desde que foi emprestado fez 10 partidas, recebendo apenas um amarelo e anotando um gol. Emprestado até o final do ano, ele tem contrato até junho de 2021.
David Braz – Foi reserva na primeira rodada, mas entrou no início do segundo jogo e é titular desde então. Participou de sete dos oito jogos do Sivasspor no Campeonato Turco. Emprestado até o meio do ano que vem e tem preço fixado em 1,4 milhões de euros. O vínculo com o Santos vai até a metade de 2020.
Cléber Reis – 12 jogos no ano, um amarelo e um vermelho. Começou o Brasileiro no banco, mas se tornou titular. Chegou a ser afastado do elenco por indisciplina, mas voltou poucos dias depois por falta de zagueiros. Perdeu a posição e seu último jogo como titular foi na rodada 22. O empréstimo vai até o final do ano e o contrato com o Santos até janeiro de 2022.
Leandro Donizete – Titular absoluto do América-MG, o volante soma 25 jogos no ano, com dez cartões amarelos recebidos e um vermelho. Tem mais de 2 mil minutos em campo no ano. O empréstimo vai até o final do ano e o contrato com o Peixe até o fim de 2019.
Vecchio – Titular absoluto do Al Ahli, o argentino participou de todos os jogos do time sem sequer ser substituído. Já anotou três gols, sendo dois no Campeonato nacional e outro na Copa dos Emirados Árabes. Está emprestado até o meio de 2019, com preço fixado em 2 milhões de euros. O vínculo com o Peixe se encerra no final de 2020.
Rafael Longuine – Principal destaque da ótima campanha do Guarani que ainda luta pelo retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Longuine soma 28 jogos, oito gols marcados (artilheiro do time de Campinas) e duas assistências. Está emprestado até o final do ano e tem contrato até o fim de 2020.
Matheus Oliveira – Começou a Série B como reserva, mas ganhou a posição e é titular desde a 14ª rodada do campeonato pelo Guarani. Tem dois gols e três assistências no torneio nacional. Ele soma 26 jogos e três gols no ano, já que esteve emprestado ao Red Bull durante o Paulistão. Está emprestado até o final do ano e tem vínculo até abril de 2019.
Vitor Bueno – Participou de apenas dois jogos em três meses de Dínamo de Kiev, somando apenas 38 minutos em campo. Está emprestado por dois anos, até o meio de 2020, e seu vínculo com o Santos se encerra em maio de 2021.
Rodrigão – Um dos destaques do Avaí que vai conquistando o acesso à Série A. Desde que saiu, o atacante tem 24 jogos no ano, sete gols marcados e três assistências. Está emprestado até o final do ano e tem contrato até maio de 2021.
Ótima matéria isto sim é informação jornalística.
O ruim é o Peixe não conseguiu negociar nenhum em definitivo.
Quem vai querer empréstimo dessas porcarias, sendo que em sua maioria, o peixe arca com metade dos salários, mais uma herança do Omelete, e essa turma do Omelete ainda fala mau do Odílio e do Perez. O conselho com aesma rapidez que pediu o impedimento do Perez devia punir e Cobrar do Omelete e sua turma todo esse prejuízo. Afinal quem sustenta o Omelete, e seus carros importados, e suas viagens a Europa???
Eu gostaria que o Orinho ficasse no peixe, Dodô precisa de um reserva, Jean Mota não é lateral.
E falta zagueiro, meia e centroavante no elenco, acho que 1 deste 3 zagueiros poderia ficar no elenco como última opção, não dá para ficar improvisando volante na zaga. Vecchio e Rodrigão também seriam opções para o elenco.