O Santos, em nome do presidente Andres Rueda, divulgou uma nota de agradecimento pelos funcionários que trabalharam e pelas pessoas que estiveram presente no velório do Rei Pelé na Vila Belmiro. Além disso, o Peixe ressaltou a confiança da família para poder organizar a cerimônia.
Edson Arantes do Nascimento faleceu no dia 29 de dezembro, aos 82 anos, vítima de complicações de um câncer no cólon. A majestade foi internado no final de novembro e também chegou a ser diagnosticado com Covid-19. O Boletim apontou a causa da morte como “falência de múltiplos órgãos”.
O corpo de de Pelé chegou ao estádio por volta das 4 da manhã. O cortejo foi recebido com fogos de artifício na chegada a Santos, mesmo no meio da madrugada. Torcedores fizeram questão de aplaudir o carro. O velório teve 24 horas de duração entre às 10 horas da manhã do dia 2 e 3 de janeiro. Foram cerca de 230 mil no velório incluindo grandes autoridades, dirigentes, ex-jogadores e entre outros. Vale destacar que foram 1124 jornalistas credenciados de 23 países diferentes.
Pelo grande número de torcedores, o Peixe abriu uma exceção e deixou com que as Organizadas ficassem fora do corredor de visita para que pudessem acender sinalizadores, fogos e bateria. Os torcedores estavam bastante emocionados com o momento. Logo depois, o cortejo partiu pelas ruas de Santos, passando pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste, seguiu depois até a Memorial Necrópole Ecumênica para o sepultamento reservado aos familiares e amigos próximos.
“Num momento de tamanha comoção e tristeza, o Santos FC vem a público agradecer o empenho e dedicação de todos envolvidos para que o Edson Arantes do Nascimento, o nosso Rei do Futebol, tivesse, na Vila Belmiro, uma despedida digna da sua realeza e da sua grandiosidade, não só como atleta, mas como cidadão. Quando a família nos procurou, a pedido do próprio Edson, iniciamos um planejamento minucioso, para que os torcedores, súditos do rei fossem recebidos com o carinho que ele sempre teve com todos. E esse sentimento, essa devoção, envolveu muitos setores, todos conscientes e determinados a fazer o melhor.
Os últimos dias foram intensos, desde o planejamento até a execução. Não tínhamos parâmetros de como seria o velório, afinal estávamos falando de um ícone do esporte mundial. Conseguimos atender ao público, às autoridades, incluindo o presidente da República e o presidente da FIFA, e a imprensa de 31 países, para que Pelé tivesse uma homenagem digna, que assim como seus feitos durante toda a vida, ficasse marcada na história.
Quando fazemos algo para destacar o bem, com amor, vontade, dedicação, comprometimento, tem tudo para dar certo. Utilizamos o bom senso, com todos seguindo o estabelecido e esse foi um dos componentes primordiais para que a despedida ocorresse de forma especial. Nesse ponto, temos de agradecer a todos do Clube. Nossos funcionários não mediram esforços para organizar tudo e prestar o melhor atendimento possível a quem chegava nesse momento tão emocionante. Colaboradores sem dormir, vindo ajudar mesmo de férias, se doando, imbuídos de um sentimento de agradecimento por ter o Rei Pelé como parte do Santos FC.
Agradecer também aos membros do nosso Comitê de Gestão, presentes para auxiliar na chegada das inúmeras autoridades na Vila Belmiro; aos conselheiros do Clube; aos parceiros, que se ofereceram para colaborar; aos nossos atletas; a Prefeitura Municipal de Santos, com diversos órgãos e secretarias envolvidos para a realização do velório; ao Governo do Estado, em especial a Polícia Militar, colaborando de forma mais do que especial nesses dias, ao Corpo de Bombeiros; e claro, aos nossos associados, torcidas e o público em geral, que deram verdadeiras demonstrações de amor ao nosso grande ídolo.
Um agradecimento especial ainda para a imprensa que esteve presente por muito mais do que 24 horas, assim como nossos funcionários, o que ajudou a engrandecer essa homenagem ao nosso ídolo eterno. Não podemos deixar de citar a família, por confiar plenamente no nosso Clube para essa última e grandiosa homenagem ao rei Pelé, que tivemos a honra e o orgulho de fazer no gramado, onde ele encantou o mundo. Pelé foi reverenciado, mais uma vez, em sua casa.
Enfim, todos que de alguma maneira se desdobraram para tudo sair bem-feito, mesmo em um momento tão difícil. Foi tudo como deveria ser, da maneira que o rei queria. Descansou, merecidamente, em paz. Obrigado a todos. Com certeza ele está feliz. E lembrando sempre, quem partiu foi o Edson, porque o Pelé é imortal!”
Leia também:
A ORGANIZAÇÃO FOI DE PRIMEIRO MUNDO, NOTA 10..
ESTIVE LA NA SEGUNDA DE MANHA E FOI EMOCIONANTE VER TUDO ISSO…ELE MERECIA E NOSSO CLUBE MOSTROU TODO RESPEITO AO SEU IDOLO..PARABENS A TODA COLETIVIDADE E VAMOS CONTINUAR A MOSTRAR QUE SOMOS DIFERENTES…
NAO E QUANTIDADE E QUALIDADE…
SER SANTOS FC E SER ABENCOADO SER ILUMINADO SER DIGNO DOS DEUSES..
PARABENS A A TODOS… E VAMOS ESSE ANO MOSTRAR AO BRASIL QUE SEMPRE SUPERAMOS TUDO..
parabéns a todos ,com muita tristeza a partida do Edison Arantes o pele e eterno fui no velório e participei do cortejo ida e volta 14 km.
Parabéns ao Santos Futebol Clube por tudo que fez !!!!
Todos estão de parabéns !!!!
Parabéns ao Santos Futebol Clube. O Pelé merecia e o Santos montou uma logistica impecável para que a despedida ao nosso querido Rei fosse digna dele. A comunicação de toda a programação foi feita assim que o Rei faleceu e o cumprimento do programa foi perfeito. Fiquei emocionado em ver a organização, o respeito, o “corredor de fogo” na chegada do Rei, os fogos de artificio na saida do feretro, a festa das torcidas uniformizadas na madrugada . Uma homenagem a altura do Rei Pelé. Não pude me furtar de lembrar da bagunça que foi o funeral do Maradona, culminando com a antecipação do enterro e a saida do corpo sem ninguem ter a minima idéai onde seria sepultado.
Descanse em paz Rei Pelé, obrigado por tantas alegrias.
Foi um belo trabalho de todos. Correspondente ao amor dos santistas por Pelé, retribuído pelo Rei ao determinar que seu velório ocorresse na Vila. Fizemos a obrigação de oferecer uma homenagem mais do que merecida. Pelé, nunca esqueceremos de você. Rei Pelé, um orgulho eterno que só os santistas podem ter.