O Santos usou as redes sociais na noite deste domingo (21) para manifestar apoio ao atacante Vinicius Junior, do Real Madrid, pelos recentes ataques racistas sofridos no futebol espanhol. Em duelo contra o Valencia, o jogador brasileiro acusou parte da torcida de chamá-lo de “macaco”.
O jogo ficou paralisado por cerca de oito minutos, mas quando retornou, acabou sendo expulso por conta de uma confusão com o goleiro adversário, Mamardashvili. Indignando, ele usou as redes sociais para se defender. Em relatos das transmissões, é possível ouvir gritos de “mono” – macaco, em espanhol.
“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, disse o atacante.
As imagens repercutiram mundialmente e várias personalidades do esporte, como Ronaldo Fenômeno e Neymar, autoridades como Ednaldo Rodrigues, Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e clubes, entre eles o Santos, demonstraram apoio ao atacante.
“O Santos Futebol Clube repudia com veemência todas as agressões racistas sofridas pelo atleta Vinicius Junior, que já ocorreram em vários momentos de sua carreira e, hoje, se repetiram no confronto entre Valência e Real Madrid. Racismo é crime e, mais do que combatido, tem que ser punido severamente!”, disse o Santos.
O Santos Futebol Clube repudia com veemência todas as agressões racistas sofridas pelo atleta @vinijr, que já ocorreram em vários momentos de sua carreira e, hoje, se repetiram no confronto entre Valência e Real Madrid.
Racismo é crime e, mais do que combatido, tem que ser… pic.twitter.com/u4YyZxA1C8
— Santos FC (@SantosFC) May 21, 2023
Leia também:
O Santos e o nosso Rei Pelé são a maiores representações dessa raça, nada mais justo apoiar e levantar esta bandeira contra esses criminosos asquerosos.
🐳🫅🏿👏🏻
Cadê o VAR do gol anulado contra o Bahia na Copa do Brasil?
QUANTO A ESSA HISTORIA DE RACISMO EU ME PEGO VENDO AQUELE REPORTAGEM DO FLAVIO PRADO COM PELE MENGALVIO COUTINHO EDU E ELE FALANDO DE RACISMO E A RESPOSTA DELES FOI… NOS JOGAVAMOS BOLA E O RESTO NOS NAO LIGAVAMOS POIS ERAMOS XINGADOS EM TODOS OS LUGARES…
COM TODO RESPEITO E CONSENANDO QUEM FAZ ISSO, MAS VAMOS DEIXAR ISSO DE LADO POIS JA CANSOU…. FUTEBOL SEMPRE FOI ASSIM E NAO VAI MUDAR.. EDUCACAO VEM DE BERCO E A PESSOA QUE FALA DO OUTRO VAI SE ACERTAR E LA EM CIMA COM DEUS…
TEM BRANCO QUE FALA DE PRETO, TEM PRETO QUE FALA DE BCO TEM OS DOIS QUE FALAM DE ORIENTAL TEM SE TUDO NESSA COISA CHAMADA TERRA… ENTAO DEIXA PRA LA E NAO ALIMENTE MAIS ESSES IDIOTAS…
E FAÇAM COMO OS GRANDES JOGUEM BOLA E DEM SHOW ESSA E A MAIOR REPOSTA..OK
Parabéns ao Santos pela manifestação. Racismo é uma coisa muito séria. A Espanha é um país fantástico e é uma pena para os espanhóis que repudiam, mas enquanto pessoas assim continuarem comentando estes atos, o país inteiro terá sua imagem arranhada.
Penso que a La Liga deve tomar uma providência muito severa ao invés de ser conivente. Quando digo “La Liga”, são as pessoas que estão à frente. Quem cala, consente e este me parece ser o caso dos organizadores do referido campeonato.