A temporada do Santos acabou, mas a busca pela internacionalização da marca do clube não para. Com a campanha Santos do Mundo, o Peixe foi de Portugal, ao Estados Unidos e a Nigéria contando sua história. O gerente de marketing do Alvinegro, Rafael Soares, analisou as ações.
“A ideia da campanha Santos do Mundo é, antes de mais nada, de comunicar ao mundo todo os feitos do Santos. Relembrar histórias do passado e contando histórias mais recentes também. É um clube que tem muito repertório, nenhum outro clube tem tanto repertório histórico e internacional para contar, clube em que mais vezes jogou em países diferentes no mundo e que mais fez gols. Isso tudo é muito legal, a gente desenhou no site Santos do Mundo cada etapa e ações em cada país diferente e está no nosso roteiro andar em outros países contando a nossa história.”, afirmou Rafael.
O lançamento dos uniformes 1 e 2 da temporada foram os primeiros passos da campanha. O evento de lançamento das camisas aconteceu em Portugal, uma vez que o uniforme homenageou os 60 anos do Mundial do clube em 1962 diante o Benfica. O Peixe foi o primeiro clube brasileiro a promover um evento de lançamento de uniforme em outro país.
Além disso, os Ídolos Eternos do clube, Pepe e Lima estiveram presentes e foram recebidos pela direção benfiquista no Estádio da Luz para a entrega de uma obra que tem os moldes das pegadas dos eternos ídolos mundiais Pelé e Eusébio, que se enfrentaram na inesquecível decisão.
“Portugal a ideia foi fazer um lançamento da camisa principal de jogo 1 e 2 de 2022 que faz homenagem a cidade de Lisboa, onde o Santos foi campeão do mundo e nesse ano comemoramos 60 anos desse título. Foi muito legal porque pudemos aproximar a relação Santos-Benfica e Santos-Porto, fomos recebidos pela filha de Eusébio no Estádio da Luz e entregamos uma obra dos pés de Pelé e Eusébio para ser mostrada de forma perene no memorial e no museu no Benfica que fica no Estádio. Lançamos a camisa, fizemos live, pudemos levar cinco torcedores conosco pela nossa patrocinadora que também patrocina o Porto e com isso fizemos ações no clube do Porto. Foi um sucesso porque foi inovadora e inédita, nenhum clube do Brasil fez o lançamento fora do país e uma ação desse tamanho.”, ressaltou o gerente.
Além de disponibilizar o site em três idiomas e passar a realizar vendas internacionais, o terceiro uniforme na temporada fez alusão a todas as conquistas do Santos no continente africano. A camisa homenageou um dos momentos mais marcantes do esporte, quando o “esquadrão” comandando por Pelé parou uma guerra na Nigéria no ano de 1969.
Na estreia do uniforme na vitória sobre o Athletico-PR na Vila, o Peixe realizou diversas ações. Fez um show de abertura com a cuvai recebeu embaixadores da África no Brasil, em um evento no Memorial das Conquistas, onde foram recepcionados pela direção e levou 100 pessoas refugiadas de origem africana, em sua maioria nigeriana, todos atendidos pela ONG, para assistir à partida na Vila Belmiro
Além de 11 crianças africanas que entraram em campo com os jogadores e uma delas entregou a bola do jogo. No campo, antes do jogo, houve a leitura do Manifesto do Santos em homenagem à África. O clube também realizou o teste de ancestralidade com jogadores das equipes masculina e feminina, Ídolos Eternos e outros influenciadores.
Os Ídolos Eternos Edu e Manoel Maria, que estavam em campo naquele amistoso, estiveram presentes para ser homenageados no Estádio Samuel Ogbemudia, na cidade de Benin, na Nigéria. Foi realizado um amistoso com duas equipes vestindo uniformes branco e preto do Peixe. Autoridades que estiveram no Memorial da Conquista encerraram a ação no local.
Nessa reta final de temporada, o Santos lançou uma camisa retrô inspirada no dia 13 de março de 1980 quando o Santos recebeu o New York Cosmos, dos Estados Unidos, para uma partida amistosa, jogo que contou com grandes nomes do futebol mundial e foi realizado na Vila Belmiro. Partida marcou a despedida de Pelé.
“Nos Estados Unidos foi uma parceria de se aproximar com a marca Pelé através da loja Pelé Soccer Store que fica na Times Square, são quatro lojas no país e essa é a principal. A gente foi lá para passar a ter produtos do Santos na loja que não tinha e hoje tem, lançar também a camisa retro que faz homenagem ao jogo em Nova York entre Santos e Cosmos que foi o jogo de despedida do Pelé e jogou um tempo em ambos os times, tinha uma estrutura por trás. Contar os feitos do Santos em relação ao Pelé que acabou sendo o maior exportador produto futebol para os Estados Unidos. Ação patrocinada pela Umbro que tinha interesse nessa aproximação com a loja e na marca Pelé.”, completou Rafael Soares.
O ex-jogador e eterno Menino da Vila, Juary, que estava na partida de despedida de Pelé, fez uma sessão de autógrafos, além da presença do mascote Baleinha, distribuição de brindes para os santistas que foram com o manto sagrado do e a venda de camisas da coleção 2022 do Santos.
Leia também:
Essas camisas do Santos são muito caras deveriam ter promoção a preço popular ou um ano de sócio ganhar de brinde ou quando sócio fazer aniversário ser presenteado com uma e uma idéia que pode trazer mais sócios
O PAGADOR DE PROMESSAS, CONTÍNUA TIRANDO O FOCO DAS CONTRAÇÕES,E ENGANANDO TROUXAS,QUE ACREDITA EM TUDO QUE ESSE PRESIDENTE MENTIROSO FALA, ATÉ CAIR PRA SÉRIE B,AI TALVEZ ACORDAM..
É necessário ter uma dose imensa de boa vontade para não meter a boca nesta administração. Gastar recursos no atual momento de crise financeira que o clube atravessa para propagar a imagem internacional do clube mais conhecido do planeta soa demasiadamente piegas. Manter uma equipe de quarenta funcionários num departamento que não se paga é desperdício. Pra quê tanta gente? O tal lançamento do novo uniforme em Portugal para meia dúzia de gatos pingados teve o mesmo efeito prático de lançá-lo em Plutão. Tsc tsc tsc…
Mais uma vez vejo comentários infelizes de possíveis “torcedores” que se dizem santistas. Pediam muito para o Santos fazer campanhas para vender camisas e angariar sócios no mundo todos e agora que o Santos tem uma área de Marketing que está fazendo isso, vem esse infelizes criticarem a gestão do clube. Não dá pra entender esses torcedores. Da bocas deles não é certo de se fazer, a não ser criticar. Deveriam desistir de serem santistas.
“…mais uma vez vejo…” rsrsrs… além de puxa-saco, é cego, parvo e pretensioso… tsc tsc tsc… coitado… vê mas não enxerga um palmo diante do nariz… que tristeza… isto não é ser ‘santista’ é ser ruim_eda FC.
O Santos, quando tinha time, não tinha marketing. Agora que tem marketing, não tem time. Tomara que em 2023 tenhamos ambos. O departamento está incrível com a campanha Santos do Mundo e com diversas outras ações. Parabéns e que venham mais ações deste nível para cima!