Com três gols, Giovanni é um dos maiores artilheiros do Peixe nos confrontos contra o Flu pelo Campeonato Brasileiro. Em 1995, meia comandou o Santos em uma virada épica pelas semifinais do Brasileirão, jogo realizado no Pacaembu (Crédito: Divulgação Santos FC)

Na noite desta quinta-feira, às 20h, no Maracanã, Santos e Fluminense se enfrentam pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes vivem situações bem diferentes na tabela, com o Peixe brigando pelo título e o Tricolor das Laranjeiras tentando sair do Z4, mas na história a diferença entre as equipes não é tão grande como a atual distância na tabela do Brasileirão.

Santos e Fluminense já se enfrentaram 98 vezes, com 40 vitórias santistas, 20 empates e 38 vitórias tricolores. São 159 gols do Peixe contra 158 do rival carioca.

Somente pelo Brasileirão foram 61 jogos, com o Flu em pequena vantagem: são 24 vitórias do Santos, 11 empates e 26 triunfos do Tricolor carioca.

Dificuldades mesmo o Peixe tem é de enfrentar o Fluminense no Maracanã. No palco onde foi campeão do mundo em 1963, o Santos já encarou o Flu em 23 oportunidades pelo Brasileirão. E o clube soma apenas cinco vitórias lá, onde conquistou mais quatro empates e perdeu 14 vezes.

O primeiro confronto na história entre os dois times ocorreu em junho de 1918, na Vila Belmiro. Em partida amistosa, o Fluminense goleou o Santos por 6 a 1.