Santos perdeu do Fortaleza e fechou turno no Z4 (Divulgação/Santos FC)

O Santos encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2023 neste domingo (13), diante do Fortaleza, na Arena Castelão, com um novo treinador, Diego Aguirre, mas velhos defeitos… e mais um vexame.

Sem criatividade no meio-campo e com pouca ação ofensiva, especialmente no primeiro tempo, o Peixe não conseguiu segurar os donos da casa, que venceram por 4 a 0 e, com o resultado, mantiveram o Alvinegro na zona de rebaixamento.

O Santos volta a campo no próximo domingo, dia 20, para abrir o returno do Campeonato Brasileiro diante do Grêmio, na Vila Belmiro, em jogo que marcará a volta da torcida às arquibancadas.

O time poderá contar com os retornos do goleiro João Paulo, do meia Lucas Lima e do atacante Mendoza, que não puderam atuar hoje por estarem suspensos. Marcos Leonardo, que quer ser vendido, só jogará se resolver sua situação.

O jogo

Escalado de maneira diferente por Diego Aguirre, com dois laterais-direitos, o Santos voltou a apresentar os velhos problemas e pouco fez nos 45 minutos iniciais. A melhor jogada aconteceu quando Furch foi puxado na área, mas a arbitragem e o VAR ignoraram a penalidade.

No segundo tempo, uma falha da defesa proporcionou o primeiro gol ao Fortaleza aos 13 minutos. Na sequência, Aguirre sacou João Lucas para a entrada de Patati e o Menino da Vila quase empatou, em chute cruzado espalmado por João Ricardo.

Diego Aguirre mexeu novamente no time e proporcionou a volta de Soteldo aos campos após mais de um mês afastado. A movimentação ofensiva melhorou, mas não o suficiente para chegar ao menos ao empate e tirar o Santos da zona de rebaixamento ao fim da primeira metade do Brasileirão.

Para piorar, o time levou mais gols e acabou deixando o campo com uma sonora goleada. Basso, contra, Caio Alexandre, em falha de Vladimir, e Bruno Pacheco levaram o placar para 4 a 0 e mostraram a Diego Aguirre que ele terá que trabalhar muito se quiser evitar um vexame ainda maior na história do Santos… o inédito rebaixamento para a Série B.

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 4 X 0 SANTOS

Data e hora: 13 de agosto de 2023, às 18h30min (horário de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Bruno Mota Correa (RJ)
Árbitros assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
Árbitro de vídeo: Rodrigo D’ Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Machuca, Titi (Fortaleza), Rodrigo Fernández (Santos)

GOLS: Machuca (1 x 0), aos 13, João Basso (contra – 2 x 0), aos 35, Caio Alexandre (3 x 0), aos 37, Bruno Pacheco (4 x 0), aos 43 minutos do 2º tempo

FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi, Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Lucas Sasha), Zé Welison, Pochettino (Pedro Augusto); Marinho (Yago Pikachu), Machuca (Guilherme) e Thiago Galhardo (Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

SANTOS: Vladimir, Gabriel Inocêncio, João Basso, Joaquim e Dodô; Rodrigo Fernández (Camacho), Dodi, Jean Lucas (Luan Dias) e João Lucas (Patati); Lucas Braga e Julio Furch (Bruno Mezenga). Técnico: Diego Aguirre