Vice-presidente do Santos, José Carlos de Oliveira, e o presidente do Centro Cultural Africano (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Na última quinta-feira, o Santos recebeu o Prêmio ASÈ ÍSESE AWARDS 2022, “Ancestralidade e Religiosidade de Matrizes Africanas”, promovido pelo Centro Cultural Africano na Câmara Municipal de São Paulo, pela sétima edição do evento. O prêmio foi concedido pela inédita celebração do Santos ao continente africano.

“O Santos escolheu homenagear o nosso povo africano e essa homenagem não poderia deixar de acontecer. Essa importância do Santos na África, para nós e por tudo que o Santos está fazendo nos últimos tempos pelo povo africano. A gente não tem como não homenagear, ele merece por tudo”, afirmou o Sr. Kabiesi Ogboni Iwashe Adekunle Aderonmu, presidente do Centro Cultural Africano.

Estiveram presentes os Ídolos Eternos do Peixe e familiares, influencers, representantes da Torcida Jovem e o vice-presidente do clube, José Carlos de Oliveira. O Peixe sempre realiza ações sociais no continente africano, desde a ajuda na construção de escolas até campos para as crianças.

Nesta temporada, o terceiro uniforme do Santos faz alusão à todas as conquistas do clube no continente. A camisa homenageou um dos momentos mais marcantes do esporte, quando o “esquadrão” comandando por Pelé parou uma guerra na Nigéria, no ano de 1969.

Na estreia do uniforme na vitória sobre o Athletico-PR na Vila, o Peixe realizou diversas ações. Fez um show de abertura e recebeu embaixadores da África no Brasil, em um evento no Memorial das Conquistas, onde foram recepcionados pela direção do clube. Na ocasião, 100 pessoas refugiadas de origem africana, em sua maioria nigeriana, assistiram a partida.

Além disso, 11 crianças africanas entraram em campo com os jogadores e uma delas entregou a bola do jogo. No campo, antes da partida começar, houve a leitura do Manifesto do Santos em homenagem à África. O clube também realizou o teste de ancestralidade com jogadores das equipes masculina e feminina, Ídolos Eternos e outros influenciadores.

Leia também: