Santos é o grande paulista com mais derrotas em uma edição de Série B

Santos tem oito derrotas em 32 jogos na Série B (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos sofreu mais uma derrota na Série B na última quarta-feira (16), ao ser derrotado pela Chapecoense por 3 a 2. Faltando seis rodadas para o fim, o Peixe chegou ao seu oitavo revés e se tornou o grande clube paulista com mais derrotas em uma única edição da competição.

O formato atual da Série B começou em 2006, e desde então, Corinthians em 2008 e Palmeiras em 2013 foram os outros grandes paulistas a participar do torneio. O time de Itaquera, em uma campanha avassaladora, sofreu apenas três derrotas, vencendo 25 jogos e empatando 10. Já o Palmeiras foi derrotado sete vezes, mas venceu 24 partidas, empatou sete e também não encontrou grandes dificuldades na competição.

O Santos, além das oito derrotas, acumula oito empates e 16 vitórias. No entanto, de acordo com uma coletiva dada em junho pelo executivo de futebol do clube, Alexandre Gallo, a equipe ainda está dentro da margem de derrotas prevista para garantir o acesso.

Na época, a declaração do dirigente gerou polêmica, pois ele afirmou que, com até 12 derrotas, a equipe conseguiria a classificação para a Série A. Atualmente, com dois terços desse número, o Santos segue na liderança da competição e, segundo estudos da UFMG, com uma alta porcentagem de chance de acesso.

A liderança, porém, está ameaçada. Com a derrota, o Santos estacionou nos 56 pontos, podendo perder a liderança para o Novorizontino, que tem 54 pontos e ainda jogará na rodada. O primeiro time fora do G4 no momento é o América-MG, que está sete pontos atrás.