Santos deve ser atendido pela Umbro a partir de março de 2017 (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SantosFC)

O Santos é o sexto clube que mais vendeu camisas no país em 2017, de acordo com levantamento divulgado pela Netshoes, gigante rede de e-commerce de artigos esportivos. O Peixe aparece atrás de Corinthians, São Paulo, Palmeiras. Flamengo e Sport. A loja não divulgou o número de uniformes vendidos, apenas a posição de cada clube e sua respectiva marca.

O ranking pode ajudar o clube na luta para melhorar seu contrato com a Umbro, que vai pagar cerca de R$ 7 milhões para produzir o material esportivo do Santos pelos dois próximos anos. Todos os clubes que recebem material da empresa estão abaixo do Peixe na lista.

Entre os clubes estrangeiros, o Real Madrid aparece na 10ª posição e o seu rival Barcelona, na 12ª. A relação divulgada contém 20 times, sendo 12 brasileiros, e 3 seleções nacionais. A surpresa é a camisa da seleção italiana aparecer na 16ª colocação, à frente do Brasil (18º) e da Alemanha (19º).

Entre as marcas das 20 camisas mais vendidas no Brasil, a liderança é da Adidas, que estampa suas 3 listras em 7 clubes, seguida da Nike, com 5 clubes, e Umbro, com 4. Under Armour, Kappa, Puma e Topper vestiram um time cada uma. O Santos encerrou seu contrato coma Kappa e em 2018 vestirá uniformes fabricados pela Umbro.

Em relação ao ranking preliminar divulgado em setembro do ano passado, houve algumas alterações importantes, como a queda de posição do Flamengo, do terceiro para o quarto lugar, e o Real Madrid desbancando o Barcelona, até então o 10º colocado.

Ranking Netshoes de venda de camisas em 2017

1) Corinthians (Nike)
2) São Paulo (Under Armour)
3) Palmeiras (Adidas)
4) Flamengo (Adidas)
5) Sport (Adidas)
6) Santos (Kappa)
7) Cruzeiro (Umbro)
8) Vasco (Umbro)
9) Internacional (Nike)
10) Real Madrid (Adidas)
11) Grêmio (Umbro)
12) Barcelona (Nike)
13) PSG (Nike)
14) Chapecoense (Umbro)
15) Bayern de Munique (Adidas)
16) Seleção da Itália (Puma)
17) Manchester United (Adidas)
18) Seleção do Brasil (Nike)
19) Seleção da Alemanha (Adidas)
20) Botafogo (Topper)